De forma dinâmica, dezenas de itens são tratados na Reunião Geral do Clero

O salão social da Sociedade São Miguel, no Jardim Bela Vista, em Santo André, foi o cenário para mais uma Reunião Geral do Clero da Diocese de Santo André que aconteceu na manha desta quinta-feira, dia 24 de maio.

Aberto pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, após a oração inicial, os trabalhos foram iniciados com a Dimensão Formativa, com a fala sobre a Constituição Sinodal, a Explicação do Tríduo sobre a Constituição Sinodal e Estatuto dos Conselhos, o Itinerário: Ações para o 2º semestre destinadas as paróquias e à diocese, a Divisão da Constituição Sinodal (livros) e a Avaliação da Entrega das Constituições Sinodais.

Em seguida na Dimensão Presbiteral tivemos a explanação do Encontro Nacional dos Presbíteros, da Avaliação da Formação do Clero, do Retiro do Clero e sobre a Ordenação dos futuros sacerdotes no dia 4 de agosto na Paróquia Santo Antônio na Vila Alpina em Santo André.

A Dimensão Pastoral abrangeu o Projeto do Vicariato da Caridade (inclusive com a entrega do Projeto), a nova Comissão Bíblico-Catequético, planificação da Dedicação 60 anos da Catedral, detalhamento do Escaninho no Centro de Pastoral e Criação das Quase-Paróquias.

No item Dimensão Comunicativa o detalhamento do E-mail corporativo e da Extranet. A Dimensão Arquivística apresentou a Resposta de Pedido CAEP. E a Dimensão Econômica fez a explicação sobre o Caso de Formosa (cf. Orientação da CNBB) e abordou também o E-social.

Finalizando a reunião os participantes ouviram os comunicados sobre a Nomeação do Edifício-sede, a Formação de Atendentes Paroquiais, a Formação das Cozinheiras, os Eventos Diocesanos e Regionais, as Datas das apresentações do filme de Dom Paulo, atividades no Dia de Santo André e foi passada a lista com pedidos para os subsídios da Hora da Família e da Novena de Natal.