Diocese de Santo André

Oração pede a união dos cristãos num mundo onde tem crescido a intolerância

A Missa pela Unidade dos Cristãos na Diocese de Santo André foi rezada neste domingo, (20/05), na missa das 10h30, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, da Vila Clarice na Região Pastoral Santo André Utinga. Ela foi presidida pelo Padre Renato da Silva Fernandez, assessor eclesial da Equipe Ecumênica Diocesana.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos tinha sido iniciada no domingo anterior, (13/05), com o Culto Luterano na Igreja Evangélica Luterana em Santo André. O teólogo luterano, Paulo, esteve presente na celebração que finalizou a “semana”, e falou para a assembleia ao final da missa: “Somos barro animado pelo sopro de Deus. Venho aqui representando os irmãos luteranos. Nossa Igreja não nasceu com Lutero em 1520. Nossa Igreja é cristã, nasceu da força que veio do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Lutero nunca quis criar uma nova Igreja. Ele foi um sacerdote e só queria o bem da Igreja. Felizmente desde 1999 são várias as ações que se propõem a nos aproximar. Devemos esquecer o que nos separa e valorizarmos o que nos une”.

Num gesto concreto, Teólogo Paulo e Padre Renato acenderam juntos as velas durante a dinâmica da oração pela unidade dos cristãos. “Devemos respeitar e amar os irmãos de outras denominações religiosas. Tenhamos em nosso coração que o Espírito Santo gera comunidade, gera unidade, gera amor. Este amor que nos faz ajudar o outro, a nos sentirmos como verdadeiros irmãos. Esta oração acontece no Dia de Pentecostes, esta festa que nos recorda que não ficamos desamparados, sozinhos, quando Jesus subiu aos céus para ficar a direita de seu Pai. Na Igreja não ficamos órfãos”, reforçou o sacerdote da Igreja Católica.

Ao final da celebração, todos na assembleia levavam para seus lares que só a união nos ajudará na construção do Reino de Deus. E que nunca foi tão necessário esta oração de união, como nos dias atuais, onde no mundo tem crescido a onda de desrespeito a tudo o que representa o diferente.

 

Compartilhe:

Dia Mundial dos Pobres: ‘Tu és a minha esperança, Senhor’, veja a programação da Diocese de Santo André

Após 114 anos, Matriz Santo André será dedicada na missa do Padroeiro Diocesano

DIA MUNDIAL DOS POBRES

nomeacoes

Decretos – 12/11/2025

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida reúne agentes no Santuário Senhor do Bonfim

Aos 19 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, catedral reúne agentes e celebra missão de cuidado

Com o livro dos 70 anos em mãos, Diocese de Santo André participa da abertura do 16º Congresso de História

Dez foranias, um mesmo caminho: preparação para a Assembleia Diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/11/2025

“A vida não acaba aqui”: Dom Pedro preside as missas de Finados em Santo André e Rio Grande da Serra