Diocese de Santo André

Região Pastoral celebra Ano do Laicato

A fim de valorizar o Ano do Laicato, a Solenidade da Santíssima Trindade foi escolhida pela Região Pastoral São Bernardo do Campo – Rudge Ramos como ocasião para rezar, refletir e celebrar a partir desta importante parcela da Igreja: os batizados leigos, já que a liturgia do dia, ao acentuar a identidade comunitária de nossa fé no Deus uno e trino, favorece o aprofundamento no compromisso batismal, que só pode ser vivido em comunidade.

Na ocasião, não obstante as dificuldades provocadas pela crise no abastecimento de combustível, representantes de diferentes coordenações paroquiais que compõem a Região Pastoral se reuniram no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Pauliceia, para comemorar a efeméride, que se iniciou com um breve momento de adoração eucarística, conduzida pelo diácono transitório Vinícius Afonso, assistente pastoral na Paróquia Santíssima Virgem.

Em seguida, o encontro assumiu um caráter formativo, quando os seminaristas que desenvolvem seu estágio pastoral em paróquias daquela Região Pastoral falaram aos presentes sobre a missão do cristão leigo nos documentos da Igreja universal e local: Anderson Martins (Paróquia São Pedro – Taboão) discorreu sobre a Constituição Dogmática Lumen Gentium; Guilherme Octaviano (Paróquia Santíssima Virgem) sintetizou o Decreto Apostolicam Actuositatem; Willian Maia (Paróquia São Pedro – Taboão) abordou os três aspectos principais do Documento 105 da CNBB (Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade); e Rafael Sepulvene (Santuário N. Sª Aparecida) refletiu sobre a importância da participação leiga no 8º Plano Diocesano de Pastoral.

O Encontro foi coroado com uma bela celebração eucarística, presidida pelo pároco-reitor emérito do Santuário, Pe. José Roldán, um nonagenário que esbanja vitalidade e fé, cujo zelo e exemplo de vida motiva todos os batizados a viverem com alegria a vocação que receberam. E assim, após toda uma manhã de comemoração, todos regressaram a suas atividades renovados no desejo de continuar trabalhando incansavelmente pelo Reino de Deus em nossa Região Pastoral e Diocese.

 

Compartilhe:

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor

nomeacoes

Decretos e Provisões – 22/05/2026

Legião de Maria celebra 70 anos de missão na Diocese de Santo André

No Grande ABC, diferentes vozes se unem pela paz mundial

Serviço de Fraternidade e Partilha reúne agentes das pastorais sociais da Diocese