Dom Airton José será o novo arcebispo de Mariana em Minas Gerais

A cidade de Mariana, na região central de Minas Gerais, terá em alguns dias seu novo arcebispo, Dom Airton José dos Santos, que toma posse no dia 23 de junho.

Dom Airton é filho de nossa Diocese, ingressou no ano 1979, aos 23 anos no seminário da Diocese de Santo André, foi ordenado Diácono e Presbítero por Dom Cláudio Hummes, nosso segundo bispo diocesano.

No período em que foi sacerdote na Diocese de Santo André, Dom Airton foi muito ativo, ocupou cargos como, Diretor e Formador da Casa de Formação dos seminaristas, Pároco, Administrador paroquial, Chanceler do bispado, Ecônomo diocesano e no período em nossa Diocese se tornou sede vacante, Dom Airton foi Administrador diocesano.

Em 2004, foi nomeado pelo Papa João Paulo II, bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, cargo que ocupou até o ano de 2012, mesmo ano em que foi nomeado por Papa Bento XVI como 7° bispo e 5° arcebispo metropolitano de Campinas.

Dom Airton será para Arquidiocese de Mariana, o que foi para nossa Diocese, um exemplo de servo de Deus, empenhado e dedicado ao Evangelho, assim como diz o seu lema episcopal: “Ut Faciam Deus Voluntatem Tuam – Para fazer, ó Deus, a tua vontade”.

A nossa Diocese será representada na cerimonia de posse de Dom Airton, pelo Pe. Fernando Rocha Sapaterro, a pedido de Dom Pedro Carlos Cipollini.

Programação da Posse

Dia 21 de junho – Quinta-feira – 19h – Chegada de Dom Airton e acolhida pela população de Mariana na Praça Gomes Freire.

Dia 22 de junho – Sexta-feira – 19h30 – Sessão de acolhida a Dom Airton pela Arquidiocese de Mariana no Santuário Nossa Senhora do Carmo.

Dia 23 de junho – Sábado – Dia da posse – 16h – Procissão dos concelebrantes saindo do Santuário Nossa Senhora do Carmo para a Catedral, em cujo interior se dará o ato de posse canônica de Dom Airton.

Dia 24 de junho – Domingo – 10h – Missa na Catedral presidida por Dom Airton