Telhado passa por reforma na Paróquia Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini ficou muito feliz em saber das obras de reforma que estão sendo executadas no telhado da Paróquia Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, graças a doação de um empresário que prefere não ser identificado. Esta comunidade de fé pertence à Paróquia São Sebastião, de Rio Grande da Serra.

O custo total das obras ficará em torno de trinta e nove mil reais, como trinta mil foi doação, o restante a comunidade tem arcado realizando bingos, rifas e bazares.

Os organizadores explicaram que o telhado não tinha perigo de cair, mas que devido a uma desconformidade nas ripas, sempre chovia muito no salão principal da igreja. Após esta fase do telhado é plano continuar as reformas, abrangendo a realização da pintura interna e externa, a troca do piso externo, além da parte elétrica que será em conjunto com a Prefeitura local.

Sua história

A Paróquia Senhor Bom Jesus, dada a decadência que Paranapiacaba sofreu após o declínio da ferrovia, aliado a outros fatores, é praticamente mais uma capela da Paróquia São Sebastião de Rio Grande da Serra, estando a 13 quilômetros dela. A Paróquia foi criada por Dom Jorge em 25 de fevereiro de 1956, correspondendo ao território atual, todo o distrito de Paranapiacaba, cerca de 70 km2. Já existia a capela desde 1889, quando da organização da Irmandade do Senhor Bom Jesus, formada pelos ferroviários. Relatos históricos apontam que entre 1909 e 1910, o Padre Luís Capra reformou a então, capela.

Quando da criação da paróquia, o povo participava somente das quermesses e festas. Na data da instalação da paróquia, foi empossado como vigário ecônomo o Pe. Valdomiro Pires Martins. Em 31 de dezembro de 1957, chega o Pe. Newton Loureiro de Souza, do qual há um depoimento que consta dos registros da Prefeitura de Santo André: “Via-se com grande satisfação o desenvolvimento espiritual da paróquia, embora sejamos francos ao afirmar que a vida espiritual tem muito a desejar ainda. Isto porque os trabalhos materiais, aos quais nos dedicamos, tomaram quase totalmente o nosso tempo. Somos, porém, de qualquer modo justificados, pois não contávamos com nenhum conforto pessoal. Durante cinco anos, a nossa alimentação foi precária e a situação topográfica da paróquia consumia quase que totalmente a nossa resistência física…”.

Pe. Newton trabalhou em Paranapiacaba até 1961, quando em 29 de novembro é nomeado vigário ecônomo o Pe. Antônio Amélio, que fica até meados de 1976. Em 1977, a Paróquia é confiada aos cuidados do pároco de São Sebastião, Frei José Boeing, OFM. A partir desse ano, o pároco da “São Sebastião” assume também a paróquia de Paranapiacaba. Há registros que dizem que nesse ano a paróquia foi anexada a Rio Grande da Serra, o que juridicamente não aconteceu.

Com a criação da paróquia São Sebastião, os limites foram modificados, retornando ao inicial com o decreto de Dom Cláudio em 1990. Em 7 de setembro de 2008, voltou a ser celebrada a tradicional missa dos ferroviários. Na vila, que tem muitos eventos culturais, devido à procura dos turistas, há, anualmente, uma exposição de oratórios e presépios.

A Paróquia está localizada no Largo da Matriz, s/n, Parte Alta, em Paranapiacaba. As missas ou celebrações ocorrem nas noites de sábado. O padroeiro Senhor Bom Jesus é comemorado no dia 6 de agosto.