Diocese de Santo André

Pela cultura da paz e da acolhida, celebração marca abertura da 33ª Semana do Migrante

Com o tema “A Vida é feita de encontros. Braços abertos sem medo de acolher”, missa realizada no domingo (17/06) reuniu povos de diversas nações com o objetivo de empunhar a bandeira da justiça social.

As palavras do pároco da Igreja Matriz de Santo André, padre Jean Dickson Saint-Claire, marcaram o início da 33ª Semana do Migrante, durante a celebração que reuniu fiéis de vários países da América Latina como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Haiti; da Europa como Portugal, Espanha e Itália; e da Ásia como Japão: “Temos que viver como irmãos, acolher o próximo, promover o amor, fazendo caridade, sentindo a presença de Deus em nosso coração, onde será semeada a sementinha da paz, da justiça e da partilha”.

A paróquia foi especialmente decorada com laços simbolizando a união, ferramentas retratando o trabalho, árvore com folhas formalizando os cinco continentes (americano, africano, europeu, asiático e a Oceania), bandeiras representando as nações presentes e um quadro do beato João Batista Scalabrini (1839-1905), bispo italiano considerado o pai dos migrantes e fundador das Congregações dos Missionários de São Carlos e da Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas.

Em parceria com a Cáritas Brasileira e em sintonia com a campanha mundial “Compartilhe a Viagem”, lançada pelo Papa Francisco, dedicada à sensibilização e à informação sobre imigração e refúgio, o Serviço Pastoral dos Migrantes destacou o lema: “A vida é feita de encontros. Braços abertos sem medo de acolher”.  “Independentemente da condição social, devemos trabalhar para que aquela cultura da acolhida, da aceitação do outro, seja uma realidade aqui. Que Deus nos faça uma verdadeira família”, completa padre Dickson.

Casa dos Imigrantes

O sacerdote haitiano celebra missas na Matriz desde 2015 e assumiu a paróquia em março de 2018, no município andreense, onde tem realizado um trabalho junto à Diocese de Santo André, um trabalho de acolhida aos haitianos, sendo responsável pela Casa dos Imigrantes, inaugurada em 2016, na Rua Montevideo, 71, em Utinga, na cidade andreense.  O espaço teve início com aulas da língua portuguesa, orientações para documentação e apoio para o emprego.

Programação

Durante a semana, de segunda a sábado, a Igreja Matriz de Santo André será sede dos acontecimentos da Semana do Migrante.

A Hora Santa ocorrerá às 18h, e a Missa, às 19h, sempre com um padre convidado a cada dia. A Paróquia Matriz está localizada na Praça Getúlio Vargas, 01, Vila Assunção. Mais informações pelo telefone: 4436-4798.

A Missa de encerramento da Semana do Migrante será realizada no próximo domingo (24/06), na Igreja Matriz de São José, em Ribeirão Pires (Avenida Santo André, 110 – Centro Alto). Informações pelo telefone: 4823-2761.

Reportagem e fotos: Fábio Sales

 

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani