Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos apresenta orientações da Congregação para a Doutrina da Fé

O bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Pedro Carlos Cipollini, falou aos membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), sobre as orientações do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano e os subsídios e materiais publicados pela comissão recentemente. A comunicação foi feita na última reunião do conselho, em maio.

Dom Cipollini recordou aos membros do Consep algumas orientações do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, às conferências episcopais. Segundo o bispo de Santo André, o purpurado solicitou que seja constituída em cada país uma comissão de Doutrina ou que haja ao menos um bispo encarregado pelo assunto, o que já ocorre no Brasil. Outro pedido é que, a cada três anos, seja envida uma síntese das questões doutrinais tratadas pelas respectivas comissões.

O cardeal Ladaria também ressaltou a missão das conferências episcopais através das Comissões de Doutrina: “promover a unidade e a integridade da fé diante dos desafios atuais”.

Sobre os materiais produzidos no âmbito da Comissão, dom Cipollini recordou a entrega de dois textos durante a última Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril: o subsídio doutrinal “Fé cristã e laicidade” e a tradução dos documentos do Concílio Vaticano II.

Ainda no rol de documentos preparados pela comissão, dom Cipollini aponta para a finalização do texto sobre “Querigma e Reino de Deus”, prevista para a próxima reunião dos bispos membros da Comissão de Doutrina e os peritos que colaboram nas atividades, marcada para os dias 23 a 26 de julho, em São Paulo (SP).

A Comissão para Doutrina da Fé da CNBB ainda está fazendo a leitura final das notas da Bíblia com tradução da CNBB, cuja edição será feita pela editora da conferência, a Edições CNBB.

Também está em processo de finalização a tradução dos documentos da Comissão Teológica Internacional, da qual faz parte o assessor da Comissão, monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira.

 

Fonte: CNBB

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão