Diocese de Santo André

Caminhada da Paz celebra o martírio de Padre Leo

Lembrando o martírio de Padre Leo Commissari aconteceu na tarde deste domingo, (24/06), a 20ª Caminhada da Paz, quando em procissão a população seguiu desde o marco onde o sacerdote foi assassinado na noite de 21 de junho de 1998, na rua que leva seu nome, no Oleoduto, em São Bernardo do Campo. Percorreram todo o caminho ouvindo textos que recordavam a vida deste homem santo, ou usando a voz para cantar em louvor, ou rezando. Por volta das 15h chegaram na Paróquia Jesus de Nazaré, na Avenida Isabel de Andrade Maia, 537, na Vila São José, onde foi celebrada a missa campal, presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

Um momento de forte emoção vivenciada durante a missa foi na procissão de entrada, quando foram levadas para o altar, as balas que assassinaram o padre, bem como o caderno com a última frase escrita pelo sacerdote. Estes objetos podem ser visto no museu que homenageia Padre Leo.

Em sua homilia, Dom Pedro disse que “Hoje existe muito discurso, mas pouca ação prática em defesa dos menos favorecidos. Ação como a que foi protagonizada por Padre Leo Commissari, que tudo fez por amar Jesus Cristo. Nós amamos Jesus Cristo e amamos quem se assemelha a Jesus Cristo. Por isso amamos Padre Leo”.

Em outro momento citou que “Uma pessoa como Padre Leo dá a vida um pouquinho por vez. Deu um pouco quando deixou sua terra natal e seguiu em missão. Mais um pouco quando se privou da comida e viveu o sofrimento dos mais necessitados. Não lucrou com sua vida sacerdotal, doando cada dia, um pouco de sua vida, até que a entregou de uma vez no momento do martírio. Padre Leo viveu pelos mais enfraquecidos, viveu sempre pelos mais pobres”.

 

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus