Pedro também era chamado na Bíblia de Cefas, Simeão e Simão. O Apóstolo Pedro era natural de Betsaida, na época uma aldeia de pescadores, não muito distante de Cafarnaum e que ficava na região costeira do mar da Galileia (Jo 1:44), era casado tendo sido sua sogra curada por Jesus. Pedro se manteve sempre perto de Jesus. Dono de uma personalidade forte, ele mostra uma grande fidelidade, firmeza na fé e amor para com o Mestre, cheio de zelo e entusiasmo, embora muitas vezes se deixe influenciar por fatores externos e se mostre fraco diante das dificuldades. Em várias ocasiões é Pedro quem fala em nome dos Apóstolos.
Quando as palavras de Cristo são dirigidas a todos, Pedro responde em nome do grupo. Com a perseguição a Jesus, muitos discípulos O abandonaram. Jesus perguntou aos doze se eles também o abandonariam, a resposta de Pedro soa forte: “Senhor a quem iremos nós? Só Tu tens palavra de vida eterna”.
Pedro foi um dos três apóstolos (com Tiago e João) que estavam com Cristo em ocasiões especiais como a cura da filha de Jairo, a Transfiguração, a agonia no Jardim do Getsêmani.
Indagação do Mestre: Jesus entra no barco de Pedro no Lago da Galileia para pregar depois pergunta aos doze:
“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Os apóstolos responderam: “Alguns dizem que é João Batista, outros que é Elias, e outros ainda que é Jeremias ou algum dos profetas”. Jesus disse-lhes: “E vós quem dizeis que eu sou? Simão disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Ao que Jesus afirmou: “Abençoado és tu, Simão, filho de Jonas! Pois isso não foi revelado a ti pela carne ou pelo sangue, mas pelo meu Pai que está nos céus. E eu te digo: que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus.” Depois de dizer que ele receberia as chaves do reino Jesus disse: “O que ligares sobre a terra, será ligado nos céus; e o que desligares sobre a terra, será desligado nos céus.”
Apesar de sua fé firme em Jesus, Pedro ainda não compreendia o sofrimento e a missão de Jesus, por vezes Jesus o repreendeu.
Pedro continuou com seu caráter forte, demonstrando uma grande fidelidade ao Mestre, porém com alternância com momentos de fraqueza e isso foi claramente revelado na narrativa da Paixão quando negou o Cristo por três vezes, o que lhe causou grande arrependimento.
Pedro sempre se destacava dos Apóstolos.
Quando Jesus disse a Pedro: “Sobre Ti edificarei a minha Igreja”, Jesus o estava constituindo o primeiro Papa da Igreja.
Encontrou-se com Paulo em Jerusalém e apoiou a iniciativa de levar a “Boa Nova” aos pagãos. Após esse encontro, Pedro foi preso pelas autoridades por pregar o Evangelho e encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e foi grande incentivador da comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana e por isso foi torturado e martirizado.
Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo por se achar indigno de morrer como Jesus.
Está sepultado sob a Catedral de São Pedro, no Vaticano.
Artigo desenvolvido pela revisora da Diocese: Dayse Maria Mellero de Melo
Fontes utilizadas:Cruz Terra Santa – Significado e Simbolismo de Pedro