Diocese de Santo André

Dia da Comunidade Católica tem homenagens e palestra

Na sexta-feira, (15/06) se repetiu o evento que há quinze anos acontece na Câmara Municipal de São Bernardo, que é a Sessão Solene para tratar, debater a Campanha da Fraternidade. Considerado como dia da Fraternidade nesta cidade, no Dia da Comunidade Católica são prestadas homenagens às pessoas que tem se destacado na missão de fazer acontecer o Reino de Deus, que agem de forma preocupada com o próximo, se envolvem na comunidade, uma homenagem para as pessoas que fazem a diferença nas comunidades de São Bernardo.

A iniciativa do vereador Antonio Carlos, que como diz, conta com o apoio dos demais edis, em especial dos que se fizeram presentes e foram citados pelo parlamentar em sua fala inicial. “Chamo o vereador Jorge aqui na tribuna. Quero citar o nome do vereador Joilson, vereador Julinho Fuzari, que tem o mesmo ideal que o nosso, vivem o mandamento de Deus, e como cristãos agimos em nome de um mundo mais justo e fraterno”.

Vereador Antonio Carlos também falou: “Agradeço Dom Pedro por este seu entusiasmo e dedicação à nossa cidade, à nossa região. Dom Pedro tem visitado cada cantinho e conversado com toda a população. Parece que ele tem 20 anos, está em todos os lugares, não para de trabalhar”. O bispo diocesano foi o palestrante da noite e falou sobre a Fraternidade e Superação da Violência, com o lema “Em Cristo somos todos irmão”, conforme Mateus 23,8.

Em sua fala, Dom Pedro reforçou que: “Acreditamos na pessoa e na boa nova da mensagem de Deus. E isso nos faz acreditar ser possível realmente superar a violência.

Realmente, o Brasil é um país em continuada guerra civil. Aqui se morre mais gente, vitima da violência diária, do que na guerra da Síria, mas partir da Palavra de Deus ganhamos a força necessária para seguirmos em frente”.

Em outro ponto recordou que “Na Bíblia tem muitas passagens que nos alertam sobre a violência, e que trazendo para os dias atuais, podemos afirmar que o governante que usa o poder de sua posição para se vingar dos adversários é também um exemplo de violência. Ele deve ser nobre e não usar de mesquinharia em seus atos”.

E por fim que “A violência é conseqüência da corrupção. Mas, a corrupção e a incompetência são primas unidas que agem em nome dos desmandos administrativos. Exemplo de corrupção são obras que recebem verbas para serem executadas, mas cujo dinheiro evapora antes. É como a história do gelo que vai passando na mão de cada um e no final fica só um pedacinho, um pouquinho para as obras. A arma para que isto tenha fim está nas mãos da população. Basta saber votar bem na próxima eleição. Nada de dar voto para candidato fixa suja, por exemplo,”.

O encontro contou com a presença da deputada estadual Ana do Carmo, que também compôs a mesa principal, assim como o Padre Carlito que fez uma bonita e emocionante oração pelo final dos trabalhos daquela noite.

 

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja