Depois de eleita as três prioridades que irão nortear nossa Igreja pelos próximos cinco anos no Grande ABC, foi formado um documento intitulado “Constituição Sinodal”. Nesse documento constam todas as ações para nossa Diocese.
E muita gente, tem nos perguntado o significado da imagem que está estampada na capa da Constituição Sinodal.
Ela foi desenvolvida pelo artista Lúcio Américo de Oliveira e é cheia de simbolismo.
Temos o mapa contendo as dez regiões pastorais que formam nossa Diocese, sobreposta aos escritos que resumem as três prioridades pastorais eleitas.
Na imagem, os braços do Cristo exercem dupla função, um dos braços abraça, acolhe e convida, enquanto o outro envia.
A representação do coração chagado de Jesus, e também das chagas em suas mãos, retratam sua encarnação, pois Ele, mesmo “existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus sua usurpação, mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens” (Fl 2, 6-7). Jesus nos convida a deixarmos de lado nossas comodidades e irmos de encontro aos irmãos que mais precisam.
Ainda falando sobre o coração, existem dois elementos que saem dele, representados pela cor vermelha e branco, e que simbolizam o sangue e água que jorram de seu peito aberto, que são espalhados e envolvem todas as cidades do Grande ABC.