Padroeira da Casa Mãe da Diocese é festejada no seu dia

Com grande número de devotos lotando todas as missas, a Catedral Nossa Senhora do Carmo celebrou a data de sua padroeira, em especial a última, já a noite, que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e também contou com a procissão pelas ruas nos arredores da igreja, com o povo acompanhando a imagem da santa, que intercede por toda Diocese de Santo André.

Vários sacerdotes se revezaram, presidindo as missas em louvor a santa. E às 15h a missa foi presidida pelo bispo emérito, Dom Nelson Westrupp, scj, que disse “Hoje celebramos Nossa Senhora do Carmo, sob a invocação do Monte Carmelo. A Sagrada Escritura canta a beleza deste monte onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé de Israel no Deus vivo. Como Maria, queremos nos colocar à disposição do Pai e fazendo a Sua vontade, em busca do Reino de justiça e amor iniciado por Jesus”.

Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a Santa Missa das 19h, e teve no presbitério a companhia do pároco, Pe. Joel Nery, e do Diácono Marcos Vinícius. O bispo falou para a assembleia que: “Estamos aqui para juntos reverenciarmos Maria, discípula de seu Filho desde a primeira hora, a primeira a acreditar, a primeira na fé. E hoje acompanhamos Maria nesta peregrinação de fé e religiosidade. Nossa Senhora do Carmo é uma das denominações de devoção à Maria. Uma devoção muito forte em nossa diocese, desde a chegada dos imigrantes e dos integrantes da Ordem dos Carmelitas. Em Santo André construíram esta igreja, sem imaginar que ela viria a ser a catedral da Diocese de Santo André”. E continuou: “Carmelo quer dizer Pomar, Jardim. É na Palestina que fica o Monte Carmelo, onde sob a proteção de Maria foi erguida uma igreja que deu início à Ordem dos Carmelitas, depois difundida por toda a Europa, e hoje em todo o mundo, em especial aqui no Brasil”.

Antes da Procissão, Pe. Joel fez questão de agradecer a todos os fiéis, principalmente aos que tornaram possível esta bela festa que teve também um espaço dedicado à alimentação, na Praça do Carmo. “Minha palavra é de gratidão a Deus e a todos que os paroquianos”.

História da Santa

Nossa Senhora do Carmo tem origem no século XII, quando se um grupo de eremitas começou a se formar no monte Carmelo, na Palestina, terra Santa, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte de Elias, que se estendeu ao mundo todo. A palavra Carmo, corresponde ao monte do Carmo ou monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou. A palavra carmo ou carmelo significa jardim.

A ordem dos carmelitas venera com carinho o profeta Elias, que é seu patriarca, e a Virgem Maria, venerada com o título de Bem Aventurada Virgem do Carmo. Devido ao lugar, esse grupo foi chamado de carmelitas. Lá, esse grupo de eremitas construiu uma pequena capela dedicada a Senhora do Carmo, ou Nossa Senhora do Carmelo. Posteriormente os carmelitas foram obrigados a ir para a Europa fugindo da perseguição dos muçulmanos. Aí se espalhou ainda mais a Ordem do Carmelo.

Com a expulsão dos carmelitas de Israel, a devoção a Nossa Senhora do Carmo começou a se espalhar por toda a Europa. Também foi levada para a América Latina, logo no começo de sua colonização, passando a ser conhecida em todos os lugares. E não somente no Carmelo. Foram construídas várias igrejas, capelas e até catedrais dedicadas a Senhora do Carmo.

Sua oração, que os carmelitas usam até hoje, foi a seguinte: Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar.

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, é uma tradição do Carmelo A palavra escapulário, vem do latim, escápula, que significa  armadura, proteção. O escapulário é uma forma de devoção a Maria Santíssima. O uso do escapulário é um sinal de confiança em Nossa Senhora do Carmo. A pessoa que o usa, é coberta com a proteção e as graças da Virgem Do Carmo.

O escapulário, segundo o Concilio do Vaticano II é um Sacramental, um sinal sagrado, obtendo efeitos de proteção da Igreja Católica. É uma realidade visível que nos conduz a Deus. Santa Tereza dizia que: portar o escapulário, era estar vestida com o hábito de Nossa Senhor.

Clique aqui e veja as fotos.