Diocese avança na Missão e na Acolhida com a Semana Catequética

Além de contar com a presença dos cinco palestrantes, os participantes da Semana Catequética da Diocese de Santo André aproveitaram os ensinamentos do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que visitou os locais dos encontros e expressado sua alegria por ver o grande número de catequistas presentes. “Hoje somos chamados a um momento novo, que é a Iniciação a Vida Cristã – Documento 107, que se faz não só com a Doutrina, mas também com a Liturgia, com a fundamentação na Palavra. É preciso ter Fé, coragem e paciência para não recuar em meio aos desafios”, reforçou. As palavras do bispo, que completou no dia 26, três anos de bispado em nossa Diocese, são de encorajamento e fé para todos os catequistas. “Ser Catequista é vocação”.

Já o palestrante daquela noite, o Padre Pedrinho discorreu sobre a importância da oração e espiritualidade. Disse que isso nos fortalece e nos permite praticar a pedagogia de Jesus, que é se colocar na mesma situação do outro. É ter compaixão e assim poder estabelecer um diálogo mais profundo. Ele terminou a noite com a citação de que “Só é capaz de perdoar quem já foi perdoado”.

Outro palestrante o Padre Eduardo Calandro, coordenador diocesano de catequese falou sobre a Iniciação a Vida Cristã através de uma Catequese Querigmática, onde o Cristo anunciado é lembrado a todo momento e uma Catequese Mistagógica, que leva a vivenciarmos o Mistério do Cristo Ressuscitado. Recordou que as etapas de Catequese vão desde o ventre materno, passando pela Catequese de Criança, Catequese com Adolescentes e Jovens, Catequese de Adultos, Catequese da Pessoa Idosa e Catequese de Inclusão, tudo isso em conjunto com a Catequese de Pais e Padrinhos.

Um dos temas foi tratado pelo palestrante, Padre Guillermo Daniel Micheletti, que frisou se tratar de um grande desafio e que interpela a todos, pois há a real necessidade de fazer nascer uma nova didática de evangelização, onde as pessoas possam com maturidade fazer a opção consciente pelo Cristo. “Devemos traçar num novo processo de Iniciação à Vida Cristã, que envolva toda a comunidade. É necessário abandonar o ensino tradicional, sair da zona de conforto, olhar a nossa Igreja e a partir dos estudos e levantamento feito pela Diocese das prioridades pastorais, começar a agir priorizando a catequese inclusive dos adultos, e assim atingir as famílias.

As equipes da PasCom Diocesana Regional não só tiraram as fotos, como coletaram ricas observações como o resumo da palestra do Padre Felipe Sobrinho, que situou sobre o processo de Iniciação à Vida Cristã ao longo da história, o caminho que já conseguimos fazer e a urgência de um novo processo de iniciação à Vida Cristã. “Através de toda a história de nossa Igreja, e principalmente após o Concílio Vaticano II, que nos convidou a procurar novos caminhos para a transmissão da fé, a Igreja no Brasil a partir de 1983 acolheu as orientações através de vários documentos que tem nos auxiliado a assumir a inspiração catecumenal com eixo condutor de toda a ação evangelizadora, este desafio nos permitiu, desde 2011 assumir a urgência da IVC em nossas diretrizes gerais de ação evangelizadora”.

Por fim, os ensinamentos passados nas palestras proferidas pelo Padre Joel Nery, que com uma forte didática e profundo conhecimento sobre sua caminhada ao longo de dois anos trilhando o Sínodo Diocesano, falou da Pedagogia e Metodologia da Iniciação à Vida Cristã, à luz da Constituição Sinodal. Como se recorda este intenso trabalho resultou em pistas de atuação para os próximos cinco anos na Igreja aqui nas sete cidades do Grande ABC. De um modo abrangente as ações serão sempre em busca de uma Igreja Missionária e Acolhedora.