Instituição das Clarissas Franciscanas conta sua história em visita do bispo diocesano

A Congregação das CFMSS – Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento – foi fundada em 1898, na cidade de Bertinoro, Itália, por Madre Serafina Farolfi. Encontra-se em oito países e conta com oitocentos membros, sendo deste número, quatro freiras que servem em São Caetano do Sul, em sede localizada na Rua Archinto Ferrari, 55, Bairro Santo Antônio.

A casa onde as irmãs residem recebeu na manhã de sábado a visita do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. “Uma visita que sentia a necessidade de realizar”, afirmou o bispo. “Há dois anos quando estive por uma semana em São Caetano do Sul, durante a Visita Missionária Pastoral, não tivemos a alegria de realizar esta visita, mas hoje, cumpro mais esta importante etapa da visita missionária, trazendo minha palavra amiga a esta casa que tanto tem feito para que o Reino de Deus aconteça nesta cidade”.

História

Madre Serafina de Jesus, nascida Francisca Farolfi, era de Tossinhano, uma pequena cidade na Itália. Muito jovem, ingressou numa congregação franciscana de semiclausura, mas que mantinha um colégio para moças. Como a congregação não aceitava seu projeto e pretendia fechar a única escola, Madre Serafina decidiu seguir a vocação a que se sentia chamada. Com um grupo de oito irmãs, deixou a congregação das Terciárias de Santa Elisabeth de Forli e iniciou outra congregação em Bertinoro. Nesta pequena cidade, foi acolhida pelas autoridades eclesiásticas e civis, das quais recebeu grande apoio. Em pouco tempo várias comunidades foram fundadas nos lugares mais pobres da Itália, onde havia necessidade de escolas para jovens do sexo feminino.

Ocorrendo terremotos em seu país, abriu orfanatos para solucionar o grave problema social surgido. Durante a primeira guerra mundial, a congregação passou a trabalhar também em hospitais. A Fundadora queria que a congregação estivesse a serviço da Igreja particular naquilo que fosse necessário, embora privilegiasse a educação. Madre Serafina faleceu em 1917, e foi declarada Venerável em 2010.

Carisma

Madre Serafina Farolfi desde criança, por influência familiar, sempre procurou ser seguidora do ideal franciscano. Seu ingresso nas Terciárias aconteceu porque desejava ser franciscana e foi orientada por frades franciscanos. Apaixonada pela espiritualidade de Francisco e Clara de Assis, pediu e obteve do Papa licença para professar a Regra de Santa Clara, na qual se inspirou para escrever a constituição da congregação que fundou. Madre Serafina procurava ser contemplativa na ação. Por isso colocou o nome Clarissas Franciscanas na família religiosa que iniciou.

Posteriormente acrescentou Missionárias do Santíssimo Sacramento, cada título sendo um programa de vida. O carisma da congregação é eucarístico-missionário. O lema “Porto i Misteri”, “Carrego os Mistérios” indica o programa de ação, expresso por Madre Serafina pouco antes de falecer: “Ide, filhas, e levai a todos o amor de Jesus Eucaristia”.

No Brasil

Em 1907, o convite do bispo da diocese de Diamantina, Dom Joaquim Silvério de Souza, motivou a abertura da missão no Brasil. Quatro irmãs italianas – Irmã Bernardina, Irmã Ana, Irmã Benedita e Irmã Francisca – fizeram viagem de um mês, por terra, mar, navio costeiro, trem, a cavalo até atingir o local da missão. O trabalho das missionárias em Itambacuri agradou tanto que logo foram surgindo convites para abertura de mais comunidades. São Caetano do Sul foi uma delas.

Valores

As Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento querem seguir Jesus Cristo, vivendo radicalmente o Evangelho, segundo a inspiração de Francisco de Assis, professando a regra de Santa Clara e abraçando o projeto da fundadora Madre Serafina. Seus valores são: Relações interpessoais; Solidariedade; Vida; Justiça e Sustentabilidade.

A identidade as compromete encarnar Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado. Assim sendo, a nossa presença missionária se dá dentro e fora da Comunidade, nos diversos ministérios e pastorais, nas escolas, na saúde, nos meios populares, nas missões “Ad Gentes” e de “fronteira”.

Contato

Para contato com esta ordem religiosa em São Caetano do Sul usar o telefone: (11) 4229-1256, ou o e-mail: comunidadesaojosescs@hotmail.com. A sede é na Rua Archinto Ferrari, 55, Bairro Santo Antônio. O Cep é: 09530-430.

Pesquisa e Redação: Humberto Pastore

Fotos de Sandra Castanhato