A Diocese de Santo André, no dia 04 de agosto, ordenará seus cinco novos padres. E para que possamos conhecer um pouco mais sobre eles, desenvolvemos essa série de entrevistas, que serão divulgadas toda quarta-feira.
Qual seu nome?
José Aparecido de Sousa.
E dos seus pais?
Orico Garcia de Sousa e Maria de Fátima Coutinho de Sousa.
Cidade onde nasceu?
Na cidade de Condeúba na Bahia.
Como era sua relação com a Igreja em sua infância?
Sempre estive ligado à Igreja, pois os meus pais participaram da mesma. Portanto, sempre ia à Igreja com eles ou com meus avós.
Quando sentiu o chamado vocacional?
Desde muito jovem queria ser padre, pois queria celebrar missa, mas tudo aconteceu depois da minha crisma. Tive a experiência de namorar, trabalhar e estudar, mas nenhuma destas coisas me completava. Quando um dia um amigo seminarista me disse vai para o seminário você tem jeito de padre, busquei informações e comecei a participar da pastoral vocacional.
Como foi contar para a família?
Para mim foi muito tranquilo, pois já falava para eles que estava na pastoral vocacional e que queria ser padre. Quando de fato decidi entrar, tive o apoio dos meus pais e de todas as minhas irmãs.
Como foi contar para os amigos?
Para os meus amigos tanto de trabalho como os da Igreja também foi muito fácil. Para os da Igreja eles disseram isso já estava na cara, mas para os do trabalho, alguns diziam: você não vai casar ter filhos enfim…?. Mas todos também me ajudaram e ajudam até hoje.
Qual a sua paróquia de origem?
Minha paróquia de origem é a Paróquia Nossa Senhora da Candelária, da cidade de São Caetano do Sul, na Região Pastoral São Caetano do Sul. Tive o privilégio de ter como pároco quatro padres sendo eles: Pe. David, Pe. Alex, Pe. Wanderson e Pe. Felipe. Dos quatro gostaria de destacar Pe. David que me acolheu na paróquia logo que eu cheguei da Bahia e o Pe. Alex que me enviou para o seminário.
Qual foi o sacerdote que mais o incentivou?
Na minha vida vocacional tiveram a presença e o incentivo de vários padres, mas o que me incentivou e ao mesmo tempo me cobrou a entrada no seminário foram os padres, David, Alex e Renatinho.
Teve dúvidas durante a caminhada? Se teve, como trabalhou este momento?
Dúvida que eu queria ser padre nunca tive, mas durante a caminhada você vai sendo tentado, ou seja, vai acontecendo algumas situações que faz com que você renove o seu chamado a cada dia.
Quando e como foi entrar na vida do seminário?
Entrei na Casa de Formação Propedêutica no mês de fevereiro de 2010. Ali conheci o meu o primeiro formador, Pe. José Herculano e os meus sete colegas. Após esta primeira etapa fui aprovado, e agora me preparava para os três anos de estudos filosóficos. No ano de 2013, conclui os estudos filosóficos e também fui aprovado. Portanto, já me preparava para a última etapa do período de estudos que seria os quatros anos de Teologia. Gosto de dizer que estes nove anos foram períodos muito importantes na minha vida.
Quais foram as paróquias que serviu até agora?
Durante os sete anos em que eu fiz pastoral passei somente por quatro paróquias. Sendo elas: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Região Pastoral Santo André Centro, onde fiquei nos anos de 2011 e 2012 com o Pe. Joel. Na Paróquia Imaculada Conceição na Região Pastoral Mauá, fiquei no ano de 2013, com o Pe. Nelson. Durante o meu período de estudos filosóficos fiquei somente nestas duas paróquias. Durante o período dos estudos teológicos fiquei em outras duas paróquias: Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Região Pastoral São Bernardo do Campo Anchieta, com o Pe. Cassiano de 2014 até 2015. Por fim, de 2016 até 2017 fiquei na Paróquia Maria Mãe dos Pobres, na Região Pastoral Diadema, com o Pe. Julio. Para dizer que tudo é graça de Deus e que nós somos apenas instrumentos dele. Todas as quatro paróquias têm o título de Nossa Senhora. Atualmente como Diácono, estou na Paróquia Jesus de Nazaré na Região Pastoral São Bernardo do Campo Centro.
Qual o santo de sua devoção?
É importante ressaltar que os santos são sinais visíveis do amor de Deus por nós. Por isso sempre peço a intercessão de Nossa Senhora das Candeias, São Tarcísio e de Santa Josefina Bakhita.
Termine fazendo um convite para que participem da missa de ordenação
Gostaria de convidar você, sua família e toda a sua comunidade para estar conosco no próximo dia 4 de agosto de 2018 às 9h na Paróquia Santo Antônio (Vila Alpina) na cidade de Santo André, para que assim possamos rezar juntos. Contamos com a sua presença.