Nunca é tarde! Foi esta lição que 13 adultos da Paróquia São Camilo de Lellis, em Santo André, ensinaram ao receberem o Sacramento da Crisma na manhã do dia 15 de julho em Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelo pároco local, Pe. Flavio Gomes de Alcântara.
E eles já estão engajados em uma pastoral na comunidade. “A maioria deles são pais da catequese, que colocaram seus filhos por tradição, mas não tinham feito a primeira comunhão. Então, disse para eles que não podem dar aos seus filhos o que não têm. Então, eles entraram neste processo e já se engajaram na paróquia, a maioria, se tornando discípulos e missionários”, revelou Pe. Flávio.
Dom Pedro recordou que o Sacramento confirma o batismo e declara que eles se tornaram adultos na fé. “Receberam o Sacramento da Crisma para completar os três sacramentos da iniciação cristã. São cristãos completos para dar testemunho de Jesus, que manda o Espírito Santo para nos capacitar o que Jesus pede: Ide pelo mundo e pregai o Evangelho”, ressaltou o bispo.
Este é o pensamento de Talita Alves de Vida Luz, 25. “Eu vinha apenas aos domingos às missas. Agora, quero começar, de fato, entender qual pastoral posso servir, a que me identifico mais. A crisma é um passo para eu continuar aqui”, explicou ela, que deu o recado para quem está em dúvida em fazer o crisma. “Hoje, aparecem muitas coisas que aparentemente trazem a paz. Mas é só o amor de Deus que nos dá a verdadeira paz”, finalizou.
Os 13 crismados se tornam exemplos para quem ainda não recebeu o sacramento. “Fui batizado quando criança, mas desisti de fazer a primeira comunhão na época. Cresci com isso porque vinha às missas, mas não podia comungar. Agora estou me sentindo completo. É uma emoção muito grande”, explicou Davidson Xavier dos Santos, 42 anos, que completou. “Para todas as pessoas, não deixe de fazer, há tempo, não é tarde”.
Texto e fotos de Thiago Silva