O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini nasceu em Caconde, no interior de São Paulo. Foi pároco e também professor por muitos anos. E em 2015, com 5 anos de Bispo, foi enviado pelo Papa Francisco para o Grande ABC e assim assumir a Diocese de Santo André.
Por diversas vezes Dom Pedro tem falado que se trata de uma região com grande diversidade; com muita gente, vindo dos mais diversos lugares do Brasil e de fora, com muitas histórias; As sete cidades são grandes, e grandes territórios com áreas verdes, tudo num território de 825km2, e mais de 2,7 milhões de pessoas.
E também dito que ao assumir esta Igreja Particular bastante organizada, com muitas pastorais, movimentos e associações, pensou que sua missão aqui fosse continuar o que de bom existia e trabalhar para ampliar as realidades da Igreja no Grande ABC.
Para que isso acontecesse, junto com todos os padres e os leigos, Dom Pedro realizou as Visitas Pastorais Missionárias, momentos especiais para conhecer as pessoas, suas casas, os espaços religiosos e também viver a caridade e dialogar com instituições civis, inclusive políticas. E também um momento privilegiado para conversar com as paróquias das 10 Regiões Pastorais. As visitas ocorreram em 2016.
Acreditando piamente, que a missão faz parte do ser Igreja, Dom Pedro convidou os presbíteros e juntos incentivaram as comunidades para que aceitassem o desafio de assumirem novas formas evangelizar por meio da recepção, valorizando a ação missionária.
Depois das visitas pastorais e de nelas ter ouvido as muitas sugestões, junto com as bases das comunidades e os organismos diocesanos Dom Pedro decidiu fazer um Sínodo, uma experiência de decisão comum sobre o futuro de nossa Igreja no Grande ABC. E conseguiu reunir, estimados 27 mil pessoas que participaram de alguma forma. Assim, todas as comunidades das paróquias, os leigos e os clérigos, todos agentes de pastoral, dos movimentos e associações trabalharam por um ano para encontrar o rumo futuro da Igreja no Grande ABC, que é o de trilhar dois belos caminhos pelos próximos anos, que são: Acolhida e Missão!