Diocese de Santo André

O legados dos três primeiros anos do bispado de Dom Pedro

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini nasceu em Caconde, no interior de São Paulo. Foi pároco e também professor por muitos anos. E em 2015, com 5 anos de Bispo, foi enviado pelo Papa Francisco para o Grande ABC e assim assumir a Diocese de Santo André.

Por diversas vezes Dom Pedro tem falado que se trata de uma região com grande diversidade; com muita gente, vindo dos mais diversos lugares do Brasil e de fora, com muitas histórias; As sete cidades são grandes, e grandes territórios com áreas verdes, tudo num território de 825km2, e mais de 2,7 milhões de pessoas.

E também dito que ao assumir esta Igreja Particular bastante organizada, com muitas pastorais, movimentos e associações, pensou que sua missão aqui fosse continuar o que de bom existia e trabalhar para ampliar as realidades da Igreja no Grande ABC.

Para que isso acontecesse, junto com todos os padres e os leigos, Dom Pedro realizou as Visitas Pastorais Missionárias, momentos especiais para conhecer as pessoas, suas casas, os espaços religiosos e também viver a caridade e dialogar com instituições civis, inclusive políticas. E também um momento privilegiado para conversar com as paróquias das 10 Regiões Pastorais. As visitas ocorreram em 2016.

Acreditando piamente, que a missão faz parte do ser Igreja, Dom Pedro convidou os presbíteros e juntos incentivaram as comunidades para que aceitassem o desafio de assumirem novas formas evangelizar por meio da recepção, valorizando a ação missionária.

Depois das visitas pastorais e de nelas ter ouvido as muitas sugestões, junto com as bases das comunidades e os organismos diocesanos Dom Pedro decidiu fazer um Sínodo, uma experiência de decisão comum sobre o futuro de nossa Igreja no Grande ABC. E conseguiu reunir, estimados 27 mil pessoas que participaram de alguma forma. Assim, todas as comunidades das paróquias, os leigos e os clérigos, todos agentes de pastoral, dos movimentos e associações trabalharam por um ano para encontrar o rumo futuro da Igreja no Grande ABC, que é o de trilhar dois belos caminhos pelos próximos anos, que são: Acolhida e Missão!

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral