Diocese de Santo André

Seminaristas vivem Retiro Espiritual no Santuário Mãe Rainha em Atibaia

Entre 02 e 06 de Julho, os seminaristas da Diocese de Santo André estiveram no retiro anual, realizado na Casa Schoenstatt-Tabor, no Santuário Mãe Rainha em Atibaia.

O retiro é sempre uma pausa restauradora para discernir o chamado do Senhor na vida dos que desejam ouvir sua Palavra. Este ano, o retiro foi conduzido pelo Pe. Éverton Gonçalves, pároco da Paróquia Santa Luzia, de Ribeirão Pires e assessor do Serviço de Animação Vocacional da diocese.

Aconteceram vários momentos fortes de espiritualidade, entre os quais o de unidade simbolizada pelo lava-pés, da oração do terço Mariano, de partilhas, da meditação da via sacra penitencial e da celebração no Santuário da Mãe Rainha.

À sombra do Santuário das Graças, os seminaristas foram convidados a revisitar sua história vocacional, a redescobrir o amor do Senhor e sua misericórdia, bem como meditar em sua vida quatro amores da vida presbiteral, que são Jesus Cristo, as Sagradas Escrituras, a Igreja e a Virgem Maria.

Também foi um momento de partilha e convivência entre as três casas de formação dos seminaristas e um momento oportuno de rezar de maneira mais forte pelos seminaristas Guilherme e Clayton, que neste ano concluem a Teologia, última etapa da formação.

Ao fim a mensagem para que rezemos sempre pelas vocações ao ministério ordenado, à vida consagrada e à vida laical de nossa diocese.

Texto do seminarista Cauê Ribeiro Fogaça

 

Compartilhe:

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja