Entre 02 e 06 de Julho, os seminaristas da Diocese de Santo André estiveram no retiro anual, realizado na Casa Schoenstatt-Tabor, no Santuário Mãe Rainha em Atibaia.
O retiro é sempre uma pausa restauradora para discernir o chamado do Senhor na vida dos que desejam ouvir sua Palavra. Este ano, o retiro foi conduzido pelo Pe. Éverton Gonçalves, pároco da Paróquia Santa Luzia, de Ribeirão Pires e assessor do Serviço de Animação Vocacional da diocese.
Aconteceram vários momentos fortes de espiritualidade, entre os quais o de unidade simbolizada pelo lava-pés, da oração do terço Mariano, de partilhas, da meditação da via sacra penitencial e da celebração no Santuário da Mãe Rainha.
À sombra do Santuário das Graças, os seminaristas foram convidados a revisitar sua história vocacional, a redescobrir o amor do Senhor e sua misericórdia, bem como meditar em sua vida quatro amores da vida presbiteral, que são Jesus Cristo, as Sagradas Escrituras, a Igreja e a Virgem Maria.
Também foi um momento de partilha e convivência entre as três casas de formação dos seminaristas e um momento oportuno de rezar de maneira mais forte pelos seminaristas Guilherme e Clayton, que neste ano concluem a Teologia, última etapa da formação.
Ao fim a mensagem para que rezemos sempre pelas vocações ao ministério ordenado, à vida consagrada e à vida laical de nossa diocese.
Texto do seminarista Cauê Ribeiro Fogaça