Diocese de Santo André

Padre Rudnei é empossado como Administrador Paroquial

Esta semana tem sido a mais importante na vida de Padre Rudnei Sertorio. Ele que no sábado foi ordenado presbítero pelas mãos consagradas do bispo diocesano Dom Pedro Cipollini, e na noite desta quarta-feira, (08/08), tomou posse como Administrador Paroquial da Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir, no Jardim Thelma, em São Bernardo do Campo. O Vigário Geral da Diocese de Santo André, Padre Ademir Santos de Oliveira presidiu a missa de posse que foi concelebrada pelos sacerdotes, Padre Gonise Portugal e Padre Marcos Vinicius e acompanhada por grande número de fiéis.

Padre Ademir exortou aos presentes a ter fé e pedi-la a Jesus. Falou também da concretização da Palavra de Deus na comunidade, da qual ele próprio fez parte, pois a mesma cresceu desde que ele esteve na então Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. “O Senhor viu homens e mulheres de fé e concretizou a paróquia”. Disse ainda que “Cristo se aproxima de todos da paróquia na pessoa do Padre Rudnei, para que se tornem cada vez mais filhos de Deus. Uma paróquia acolhedora e missionária, que precisa buscar àqueles que se afastaram da Igreja. Uma comunidade dinâmica, na qual o padre Rudnei será muito feliz!”.

Por fim recordou que aprendeu a ser padre na comunidade e pediu que o povo se ponha em disponibilidade para ajudar o padre empossado em seus projetos. A comunidade acolheu ao padre Rudnei com uma calorosa salva de palmas e, após a bênção final, houve uma confraternização regada de caldo e muitas coisas gostosas.

Ainda durante a celebração foi lida a Provisão do CAEP, citando os nomes dos integrantes deste Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia.

 

Profissão de fé

Conforme determina a disciplina da Igreja Católica, os fiéis chamados a exercer um cargo em nome da Igreja devem emitir a profissão de fé, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica. Por essa razão, antes de iniciar seu trabalho como Administrador Paroquial, Padre Rudnei professou sua fé perante o representante do bispo diocesano e todos os fiéis presentes na celebração.

Ainda diante do povo de Deus o novo administrador proferiu a fórmula do juramento de fidelidade aprovada pela Santa Sé e foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo e o Papa, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia. Após o juramento, seguiu-se o rito da Santa Missa.

Na celebração foram entregues ao Padre Rudnei os símbolos do seu ministério: chave da Igreja e do sacrário, a estola roxa (símbolo do sacramento da penitência), a água e os óleos (símbolos do sacramento do batismo e da unção dos enfermos). Os símbolos foram levados por alguns fiéis paroquianos que entregaram ao Vigário Geral e por ele confiado ao Padre Rudnei responsável pelo cuidado e administração dos mesmos. Ele ao final agradeceu a acolhida calorosa de toda a comunidade.

 

Fotos da Agente da PasCom Taíse Palombo

 

Compartilhe:

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja

Catedral Diocesana acolhe Missa de Envio dos Dirigentes do Encontro de Casais com Cristo

Jornada Diocesana da Juventude convida os jovens a propagar o Reino de Deus

Missa pelo Dia Nacional da Consciência Negra acontece na Paróquia São Benedito

Encontro Diocesano dos Músicos destaca a importância da liturgia e da formação contínua

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024