O recém ordenado sacerdote de Cristo, Padre Vinícius Ferreira Afonso no último mês já estava a frente da vida da administrativa da Paróquia Jesus Bom Pastor, no Jardim Bom Pastor, na Região Pastoral Santo André Centro, mas desde a noite desta quarta-feira, (29/08), foi oficialmente empossado como seu Administrador Paroquial.
A missa de posse foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Santo André, Padre Ademir Santos de Oliveira. Já o Padre João Haroldo Campanha leu a provisão de posse, enviada pela Chancelaria Diocesana.
Um acontecimento que deverá ficar marcado no coração de Padre Vinicius foi o entusiasmante aplauso que recebeu da assembleia, assim que seu nome foi apresentado oficialmente pelo celebrante do rito de posse, Padre Ademir que também deixou estas palavras. “Hoje dia em que a Igreja celebra a Festa do Martírio de São João Batista, inicia-se nesta paróquia a primeira experiência de Padre Vinicius em uma vida em comunidade. Ele vai aprender com vocês a ser padre. Vai ser com a experiência diária de viver em uma comunidade paroquial. Vai aprender na prática, fazendo. E que bom, começar a missão de vida sacerdotal em uma paróquia que tem o nome de Bom Pastor”.
Padre Ademir também deixou importantes orientações. Tanto para o novo sacerdote, como para os paroquianos. “O padre deve saber de conduzir, viver de forma cuidadosa para se reconhecer em Jesus, que é o único pastor. Deve ter o cheiro de suas ovelhas. Ter o coração aberto para acolher a todos. Do outro lado, vocês devem ter paciência. Não fazer jamais comparação. Cada ser humano é diferente por natureza, cada um com seus dons e qualidades diferenciadas por obra de Deus. Vamos ajudar o padre a ser padre. Se aproximar com carinho, agindo como Deus nos ensina a agir. Esta paróquia é o primeiro amor do padre. A sua primeira paróquia. Rezemos pelo nosso padre”.
O Administrador Paroquial falou para sua assembleia após a missa. “Não vou me alongar. Todos nós já nos conhecemos. Estou aqui com vocês há algumas semanas. Mas quero recordar que me lembro do então seminarista e hoje Padre Ademir, fazendo pastoral em minha paróquia. Depois ele me acolheu no seminário e hoje preside a missa em que sou empossado administrador paroquial. São os caminhos que foram desenhados por Deus. Nossa vida foi toda entrelaçada. Muito obrigado pela acolhida de todos.