Em um trabalho bem organizado e de paciência, o Setor Música da Diocese de Santo André atua para se estruturar e se fazer presente em todas as paróquias do Grande ABC. O caminho é longo, mas dá passos como a sua 1ª Assembleia Diocesana, Na manhã do dia 28 de julho, no auditório da Cúria, em Santo André.
No encontro, cada região escolheu seu representante no Setor Música, que terá a responsabilidade de estreitar a ligação dos músicos das paróquias com a coordenação do Setor. “O coordenador regional vai dialogar com as paróquias. É um trabalho também para chegar a todos a formação, o diretório de liturgia, o plano de ação do Sínodo”, destacou a coordenadora do Setor Música, Fernanda Marqui. “Estamos incentivando que as pessoas estejam em constante formação musical, litúrgica e espiritual”, completou.
Para o assessor diocesano do Setor Música, o seminarista Guilherme Franco, o encontro foi mais um passo para se aproximar de toda a Diocese. “Com esta assembleia vamos fazer com que o Setor esteja presente em todas as paróquias. É uma maneira de estar mais próximo de todos por meio destes representantes regionais que estamos escolhendo hoje”, frisou.
Os representantes regionais aprovaram a Assembleia e estão prontos para os desafios. “Estou com um pouco de medo, mas preparado porque entregamos nas mãos de Deus. E fico muito feliz com a organização da Música na Diocese. Tocar bem faz muita diferença em uma celebração, então, acho importante estes encontros”, frisou Daniela Berton, representante da Região Utinga.
Para Alan Rodrigues Mendes, representante da Região Centro / Santo André, os músicos estão saindo da sua zona de conforto. “Faz a gente refletir sobre o nosso servir, nossa caminhada. E agora minha responsabilidade aumenta porque eu vejo que assumo como um facilitador entre as paróquias e a coordenação”, disse.
No encontro, ainda houve tempo para cada região conversar e compartilhar suas dificuldades e desafios nas paróquias.
Texto e fotos de Thiago Silva