Mensagem: Memorial dos Missionários da Imaculada Padre Kolbe

“Minha alma proclama a grandeza do Senhor; meu espírito se alegra em Deus…” Lc 1,46-47

Unindo nossa voz à voz de Maria de Nazaré, nós Missionários da Imaculada Padre Kolbe, elevamos a Deus nosso hino de louvor. Louvamos a Deus pelo decreto de nossa aprovação, como Associação Pública de Fiéis de direto Diocesano, na Diocese de Santo André-SP. Nossa alegria é, também, por ter sido na solenidade da Assunção de Nossa Senhora, um dia após a memória de São Maximiliano Kolbe, apóstolo da Imaculada e mártir da caridade.

Este nosso louvor a Deus é expressão de nossa gratidão, ao seu amor e providência, que se manifesta a nós, pela acolhida da Diocese de Santo André-SP, pela colaboração das Missionárias da Imaculada Padre Kolbe, pela colaboração dos leigos e leigas e pela fidelidade dos próprios Missionários da Imaculada Padre Kolbe.

Um louvor que se torna memória para a história de nossa família consagrada! Uma memória que é possível viver uma ‘unidade’, entre aquilo que foi experimentado ‘lá’, pelo fundador, Padre Luigi Maria Faccenda (OFMConv), e pelo Co-Fundador, Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv), com aquilo que experimentamos ‘aqui e agora’, como Missionários da Imaculada Padre Kolbe.

Memória grata à Diocese de Santo André-SP, na pessoa dos bispos: Dom Décio Pereira, que permitiu-nos dar o primeiro passo, como Associação Privada de fiéis de direito Diocesano, em 1998. A Dom Nelson Westrupp, SCJ, que ajudou-nos a fazer o segundo passo, como Associação Pública de Fiéis de direito Diocesano, em 2007. A Dom Pedro Carlos Cipollini, que reconheceu-nos como Associação Pública de Fiéis de direto Diocesano, considerando os “propósitos de santificação dos seus membros, de dedicação ao trabalho de evangelização, e profunda sintonia com a Santa Igreja, …”, e aprovando nosso Estatuto “elaborado em espírito de fé, maturidade e desejo de servir, e que foi considerado apropriado e conveniente, …”, conforme o decreto 2016/35.

Memória as Missionárias da Imaculada Padre Kolbe, que colaboraram e coparticiparam na formação carismática e espiritual, desde o nascimento de nossa família consagrada.

Memória aos leigos e benfeitores, que acreditaram na ação do Espírito Santo e em nossa vocação, colaborando com nossa manutenção e formação, sendo coparticipantes de nossa missão.

Por fim, memória aos Missionários da Imaculada Padre Kolbe, que deram o seu sim a Deus, desde os primeiros até os mais recentes. Aqueles que passaram entre nós e os que permanecem.

Expressamos nossa gratidão a Dom Pedro Carlos Ciponilli, que com seu coração de pastor, atento ao seu rebanho, ajudou-nos a enxergar novos horizontes, para caminharmos com passos seguros, a partir da revisão de nosso Estatuto e de nossa organização interna. Isto permitiu-nos a conformidade com o direito canônico, dando-nos um caráter eclesiástico. Isto garantirá salvaguardar, ainda mais, nossa identidade e carisma de fundação, conforme nosso Estatuto.

Reconhecemos, com gratidão, a todo clero da diocese de Santo André-SP, pela abertura, acolhida, compreensão, apoio, confiança, oração e fraternidade, para conosco Missionários da Imaculada Padre Kolbe.

Pedimos a oração de todos os fiéis da diocese de Santo André.

Confiantes na presença da Mãe Imaculada, pedimos a graça da fidelidade ao carisma recebido!

Com nossa gratidão, também a nossa oração e comunhão fraterna.

Texto de Pe. José Alexandre Mosqueli de Almeida, MIPK