“Sagrada Família” em festa acolhe seus novos sacerdotes

A comunidade da Paróquia Sagrada Família, na Região Pastoral São Caetano do Sul está em festa. Na noite desta terça-feira, (11/09), seus fieis estiveram reunidos para acolher os novos sacerdotes que vão estar a frente da missão se servir neste Messe do Senhor. O bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu a missa em que aconteceu o ritual de posse do novo pároco, Padre Paulo Borges Morais, css e a apresentação do vigário paroquial, Padre Zimri Jamlec, css. Estiveram presentes também os Padres Estigmatinos, Gilberto e Sebastião, o secretário episcopal, Padre Camilo, e o diácono Celso Sais.

Após a leitura pelo Padre Gilberto, da provisão de nomeação de pároco e do vigário paroquial, o bispo disse: “Agora vão dirigir a comunidade no caminho da fé. Quero dizer de minha alegria de estar aqui com vocês como um pai que visita seus filhos. O bispo, por bondade de Deus, é colocado como o pai da fé”.

Sobre a leitura do Evangelho, Dom Pedro nos ensinou que “Sem oração o cristão morre afixado. Vimos que Jesus Cristo nos mostra que rezava. Ele escolheu os doze apóstolos e nos deixou uma Igreja organizada. Sem organização tudo fica confuso, e se perde. A finalidade da paróquia é ser Igreja. É uma parcela do povo de Deus. Assim como Deus, a Igreja acolhe, e nós como comunidade também devemos acolher. Também somos enviados em missão. A paróquia é local de chegada. É local de encontro, e é também local de saída. O Papa nos pede e o Sínodo trabalhou esta questão, de Acolhida e de Missão, tudo e sempre a partir de Jesus Cristo. Devemos viver e mostrar Jesus Cristo”.

Durante a missa, Padre Paulo recebeu os instrumentos para bem desempenhar suas funções sacerdotais, fez o juramento, renovou seus votos e assinou os documentos, numa clareza de como são sérios tudo aquilo que a Igreja realiza. É a Igreja que Jesus nos deixou organizada e que somos chamados a seguir e respeitar.

A assembleia ao som da música “Sou Bom Pastor, ovelhas guardarei…” viu os integrantes do CAEP e do CPP serem convidados a subir no presbitério e lá abraçar os novos padres que estarão a frente da Matriz Sagrada Família, como é carinhosamente chamada.

Uma paroquiana, após a missa, em nome de todas as pastorais e movimentos e do povo de Deus, deu as boas-vindas e de acolhimento aos sacerdotes. “Acolhemos Dom Pedro e o bispo nos acolhe em seu coração. Padre Paulo que ainda vive o seu ano jubilar de vinte e cinco anos de sacerdócio, nos chega como um presente, com sua humildade, bondade e bom humor. Padre Zimri, que nos chega com sua juventude e desejo de servir, que seu pastoreio resulte em bons frutos”. Em seguida, eles receberam os tradicionais mimos ofertados pela comunidade.

Em nome do Conselho Provincial da Ordem dos Padres Estigmatinos, Padre Gilberto deus as boas-vindas e teceu rápidas considerações sobre os padres empossados. E em resposta, Padre Paulo Borges disse que “A presença do bispo é um gesto de confiança. Confiança esta que tudo farei para continuar merecendo. Não se pede para ser pároco. Esta é uma missão que nos cabe a dar uma resposta afirmativa. Ser pároco é agir sempre para a comunidade, nunca para fazer feliz apenas um grupo. Devemos trabalhar sempre para que a paróquia acolha, eduque e evangelize. Devemos testemunhar Jesus com o rosto sorrindo. Por fim digo um muito obrigado a todos”.

Clique aqui e veja as fotos.

Fotos de Roseli Delpoio