Diocese de Santo André

Ano do Laicato: ser acolhida

“Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para a glória de Deus” (Rm 15,7).

A acolhida se caracteriza como uma categoria fundamental para o processo evangelizador que forma verdadeiras comunidades de fé, sendo responsável por fortalecer a fé individual e coletiva dos sujeitos. A vida de fé demanda momentos de maior proximidade com Deus, consigo e com o outro. A Igreja, deve ser por excelência a casa da acolhida, da hospitalidade.

No ano do laicato a missão é se fazer acolhida para o outro, sendo ponte e não muro, sendo misericórdia e confiança na bondade humana. Em tempos de tantas divisões e discursos carregados pela marca do ódio e da intolerância é urgente refletir junto às comunidades, pastorais, movimentos e demais organismos eclesiais sobre: O que vem a ser a acolhida? Como fazer uma boa acolhida?Como ir além do gesto mecânico? Como superar um olhar coercitivo que mais assusta e espanta do que acolhe?Como acolher com simplicidade e humildade? Como ver, julgar, agir e celebrar a mística da acolhida e da solidariedade?

As reflexões e as respostas a essas e outras indagações servem de caminho para a construção de uma comunidade mais acolhedora. Da boa acolhida depende todas as demais ações da Igreja. Para ser como convoca o Papa Francisco e também o sínodo diocesano uma Igreja em saída e com o sonho de chegar a todos antes é necessário chegar a quem está perto com o coração aberto e sempre com um abraço acolhedor. Ninguém gosta de estar onde não é bem-vindo!

Ser acolhida de todos, portanto, exige o trabalho contínuo de desenvolvimento de algumas características como ser acessível, disponível, interessado, humilde, paciente, entusiasmado, positivo, autêntico, incentivador, responsável, líder, crédulo, perseverante.

“A palavra acolhida é salvífica e reveladora do mistério de Deus e de sua vontade” (cf. Documento de Aparecida, 172).

Escrito por Jerry Adriano Villanova Chacon

Compartilhe:

GUERRA, PAI E PÃO NOSSO

nomeacoes

Decretos e nomeações – 09/07/2025

Famílias peregrinam ao Santuário de Mauá no Jubileu da Esperança

Retiro dos seminaristas chega ao fim com mensagem de esperança e confiança no chamado

Formação do Clero reflete sobre o Reino de Deus e os riscos do poder

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

A missão de anunciar Cristo com a vida: catequistas participam de encontro de espiritualidade com Dom Pedro

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER