Os agentes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Diocese de Santo André se reuniram no dia 14 de outubro, na Paróquia São João Batista, em Mauá, para o seu encontro diocesano, tendo como tema: “Leigos e leigas comprometidos na Igreja e na Sociedade”. O evento começou com Santa Missa presidida pelo Vigário Episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, e concelebrada pelo assessor do movimento, Pe. Ângelo Belloso, pelo pároco local, Pe. George Rodrigues, e o vigário local, Pe. Paulo Roberto.
A coordenadora das CEBs, Marlene Gianoto, destacou a importância do encontro. “Vamos debater os leigos e leigas na evangelização. Nossa missão hoje é evangelizar, além do social. É um trabalho muito lindo que fazemos de coração. Levamos uma palavra para as mães que estão perdendo seus filhos para o mundo, visitamos as famílias com desempregados”, explicou.
Segundo Marlene, as CEBs vão para fora dos muros da Igreja. “É o desafio do mundo urbano. Estamos na rua, em uma Igreja em saída para ajudar as famílias. Queremos reunir mais missionários, principalmente porque também estamos trabalhando junto com o Comidi (Conselho Missionário Diocesano)”, disse.
Para Pe. Ângelo, o encontro serve para reafirmar a identidade do movimento. “Queremos uma Igreja bem engajada com o nosso povo, sempre levando a mensagem de Cristo, sendo fermento nas periferias, lutando por um Brasil melhor, para o povo ter seus direitos”, disse o sacerdote.
O encontro ainda coincidiu com a data da canonização de Dom Oscar Romero, arcebispo salvadorenho assassinado ao celebrar a Santa Missa, em 1980. “Ele também trabalhava com as CEBs em El Salvador. Pelo povo já era santo. Foi um profeta, defendeu os direitos dos camponeses e lutou contra a ditadura. Foi um homem de muita paz, de reconciliação, de piedade e de muita oração”, recordou o sacerdote. Após a Missa, o encontro contou com atividades e palestras o dia todo no salão paroquial.
Clique aqui e veja todas as fotos.
Texto e fotos de Thiago Silva