Diocese de Santo André

CEBs debatem a presença dos leigos e leigas na evangelização

Os agentes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Diocese de Santo André se reuniram no dia 14 de outubro, na Paróquia São João Batista, em Mauá, para o seu encontro diocesano, tendo como tema: “Leigos e leigas comprometidos na Igreja e na Sociedade”. O evento começou com Santa Missa presidida pelo Vigário Episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, e concelebrada pelo assessor do movimento, Pe. Ângelo Belloso, pelo pároco local, Pe. George Rodrigues, e o vigário local, Pe. Paulo Roberto.

A coordenadora das CEBs, Marlene Gianoto, destacou a importância do encontro. “Vamos debater os leigos e leigas na evangelização. Nossa missão hoje é evangelizar, além do social. É um trabalho muito lindo que fazemos de coração. Levamos uma palavra para as mães que estão perdendo seus filhos para o mundo, visitamos as famílias com desempregados”, explicou.

Segundo Marlene, as CEBs vão para fora dos muros da Igreja. “É o desafio do mundo urbano. Estamos na rua, em uma Igreja em saída para ajudar as famílias. Queremos reunir mais missionários, principalmente porque também estamos trabalhando junto com o Comidi (Conselho Missionário Diocesano)”, disse.

Para Pe. Ângelo, o encontro serve para reafirmar a identidade do movimento. “Queremos uma Igreja bem engajada com o nosso povo, sempre levando a mensagem de Cristo, sendo fermento nas periferias, lutando por um Brasil melhor, para o povo ter seus direitos”, disse o sacerdote.

O encontro ainda coincidiu com a data da canonização de Dom Oscar Romero, arcebispo salvadorenho assassinado ao celebrar a Santa Missa, em 1980. “Ele também trabalhava com as CEBs em El Salvador. Pelo povo já era santo. Foi um profeta, defendeu os direitos dos camponeses e lutou contra a ditadura. Foi um homem de muita paz, de reconciliação, de piedade e de muita oração”, recordou o sacerdote. Após a Missa, o encontro contou com atividades e palestras o dia todo no salão paroquial.

Clique aqui e veja todas as fotos.

Texto e fotos de Thiago Silva

 

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão