Diocese de Santo André

Vida consagrada: Caminho que exige obediência e confiança

Os religiosos que servem na Diocese de Santo André se reuniram no dia 27, no Instituto Sagrada Família, em Santo André, para o 3º Simpósio da Vida Consagrada. O encontro contou com as presenças do bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cippolini, do Pe. Luis Gonzalez Quevedo, SJ, do Pe. Júlio Lancellotti e do Pe. Rubens Pedro Cabral, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Dom Pedro, responsável pela abertura do evento, destacou que a vida na fé não é simplesmente uma posse, mas um percurso que conhece passagem luminosa e túneis escuros. “É um caminho que exige uma obediência e uma confiança radicais, ao qual só a fé permite ter acesso e que na fé é possível renovar e consolidar. Vive em nós a certeza de que Deus sempre guia nosso caminho”, destacou.

O bispo recordou que a Igreja reconhece entre as múltiplas vias de santidade o dom da vida consagrada. “A vida consagrada, enfim, é indicada como sinal para o Povo de Deus no cumprimento da comum vocação cristã e manifestação da graça do Senhor Ressuscitado e do poder do Espírito Santo que opera maravilhas na Igreja”, frisou.

Para o Pe. Quevedo, o encontro foi importante pela comunhão que promove. “A vida religiosa tem diversas dimensões, espiritualidades, como toda a vida cristã e força missionária, e tem coração a comunhão entre si, com a Igreja, com os pobres”, disse o sacerdote, quem conduziu o encontro no período da manhã.

Responsável pelo evento, Ir. Eliene Lima, do Núcleo CRB e beneditina da Divina Providência, o Simpósio é muito importante para os religiosos. “É um momento para nos reunirmos e estudarmos, além de partilharmos a nossa vida e aprofundar a espiritualidade”, disse.

 

Novo Assessor

O Simpósio também marcou o início dos trabalhos do novo assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) na Diocese de Santo André, Pe. Frei Pedro Antonio Pereira, OFM Cap. “Para mim, é uma novidade muito grande, um desafio. Somos chamados por Deus e Ele nos capacita, confiando no Espírito Santo, a gente aceita”, disse o sacerdote.

Clique aqui e veja todas as fotos.

Texto e fotos de Thiago Silva

Compartilhe:

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá

Com espírito de amizade e serviço, Padre Alex assume nova missão pastoral

OBRIGADO FRANCISCO!

nomeacoes

Decretos e nomeações – 11/06/2025

“Tu me amas?” – A pergunta de Jesus que ecoou na ordenação de seis novos padres na Diocese de Santo André