Catequistas: Olhar para as coisas boas

Olhar para o positivo. Esta é a mensagem que os catequistas (de todas as esferas) da Diocese de Santo André receberam na Assembleia Diocesana de Catequese, no sábado (dia 1º), na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo. O evento contou ainda com as presenças do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini e do coordenador geral da Pastoral Catequética, Pe. Eduardo Antônio Calandro.

O pastor do Grande ABC ressaltou que os cristãos devem encarar as situações adversas porque já são vencedores em Cristo. “Nossa perspectiva diante dos desafios, dos dramas, das tragédias, é a vitória de Cristo. Quem com Ele sofre, com Ele será vitorioso. Temos uma esperança cristã para ser vivida”, frisou Dom Pedro.

Ele recordou a parábola do Semeador, de que apenas um quarto das sementes caiu em terra boa, mas que multiplicou em muitos frutos. “Deus nos chamou para esta vocação, eu vou viver este trabalho com amor. Deus multiplica muito”, disse o bispo, que pediu para os catequistas não desanimassem. “Fiquem com os olhos fixos em Cristo ressuscitado. O Cristo vitorioso por sua cruz, porque o Pai aprovou seu grande amor demonstrado na cruz, sigamos um vitorioso”, afirmou.

Para o Pe. Eduardo, Dom Pedro complementou com chave de ouro o que se discutiu na Assembleia. “Não podemos parar porque tem muita coisa bonita acontecendo. Temos que olhar para frente. Há paróquias investindo para que este processo (Iniciação à Vida Cristã) realmente aconteça. Este é um olhar positivo. Os desafios vão acontecer, mas estamos enfrentando”, frisou o sacerdote.

Os catequistas aprovaram o evento. “Foi muito bom porque temos que aprender ver o lado positivo. Não devemos ter medo dos desafios”, disse Éder Luís Amaro, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Mauá). “Temos que construir e não ficar colocando o dedo na ferida, compartilhar o que é bom. Quando estamos motivados em partilhar a fé, o Espírito Santo age em nós”, emendou Isabel Peregrino, da Paróquia São Benedito (São Bernardo).

Além de partilhas suas experiências, os catequistas também conversaram sobre a Semana Brasileira de Catequese, que ocorreu em novembro, com o tema “Iniciação à vida cristã”.

Clique aqui e veja todas as fotos.

Texto e fotos de Thiago Silva