Capela do Santíssimo funciona diariamente na Igreja Matriz de Santo André

Com a presença do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, paróquia centenária da Vila Assunção abriu espaço de reflexão e oração no último dia 30 de novembro

Fundada em 21 de dezembro de 1911, a Igreja Matriz de Santo André inaugurou no dia da celebração do Padroeiro da Diocese (30/11), a Capela do Santíssimo, um local para um encontro mais próximo com Cristo.

Localizado na Praça Getúlio Vargas (nº1), na Vila Assunção, na cidade andreense, o espaço da popularmente conhecida como ‘Igreja Rosa’ abre diariamente para a visitação de fiéis de segunda à sexta, das 7h às 19h; sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e domingo, durante os horários das missas: às 8h, 10h30 e 19h. Mais informações no telefone (11) 4436-4798.

De acordo com o padre Jean Dickson Saint-Claire, que assumiu a Matriz em março de 2018, o projeto saiu do papel neste ano e a comunidade entendeu a importância da construção de um lugar reservado e específico para orações e reflexões.

“Desde que cheguei aqui (em 2015), senti a necessidade de um espaço como esse. A capela tem um sentido muito profundo e lindo para toda a comunidade. A nossa igreja é muito grande. As pessoas vêm aqui para rezar, mas também muitas para descansar na passagem do trabalho, por exemplo”, descreve.

Paz de corpo e alma

Para o sacerdote haitiano, que realiza junto à Diocese um trabalho de acolhimento aos imigrantes, “o local ajuda muito na espiritualidade, sendo um encontro pessoal com Cristo Eucarístico”.

Outras mudanças de logística foram implementadas neste ano no espaço interno do templo católico. Com a construção da capela, a secretaria paroquial foi transferida para o lado esquerdo da porta central da Matriz. Já a imagem do Cristo Morto, que se localizava escondida próxima à escadaria para o mezanino, também foi deslocada para o lado esquerdo, no centro da igreja.

“São detalhes que fazem a diferença na vida espiritual do povo”, ressalta.

Palavra do bispo

Após procissão ocorrida ao final da missa do Padroeiro, Dom Pedro abençoou o tabernáculo e reforçou a relevância do local para o povo da região. “Com muita alegria inauguramos esse lugar acolhedor, cheio de paz e tranquilidade para os fiéis, que poderão orar, refletir e se sentirem ainda mais próximos do Santíssimo”, revela.

Reportagem de Fábio Sales

Fotos de Elaine Venciguerra