Diocese de Santo André

Três seminaristas ficam mais perto do sacerdócio

Três seminaristas da Diocese de Santo André deram passos importantes para a ordenação sacerdotal, no dia 2 de dezembro, na Paróquia Santa Maria Goretti (Santo André): Eduardo Coelho Lima foi acolhido no ministério do leitorado, enquanto Cauê Ribeiro Fogaça e Jorge Luis Gomes Bonfim foram admitidos à ordem sacra.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelos reitores das Casas de Formação de Teologia e Filosofia, Pe. José Aparecido Cassiano e Pe. Dayvid da Silva, respectivamente, e pelo diretor da Casa de Formação do Propedêutico, Pe. Vagner Franzini (também pároco local).

Eles, que estão na Teologia, não esconderam a felicidade em trilhar o caminho rumo ao sacerdócio. Antes da ordenação diaconal e sacerdotal, seminaristas são admitidos à ordem sacra e depois acolhidos aos ministérios do leitorado e acolitado. “É uma resposta oficial da Igreja que percebe em nós sinais de vocação. É um momento de encontro que a Igreja diz que estamos dando passos concretos e que nós manifestamos o desejo de chegar ao ministério ordenado”, explicou Cauê. “É uma resposta ao Reino de Deus, que foi plantado por Jesus Cristo e que continua agindo em nossas vidas”, completou.

Jorge ressaltou a importância do rito de entrada às ordens sacras, sendo a primeira etapa da ordenação sacerdotal. “A Igreja nos reconhece como seminaristas e é um sinal de muita alegria. Que o Senhor possa nos abençoar para sejamos melhores como testemunhas na evangelização”, frisou.

Para Eduardo, o chamado de Deus é uma busca generosa que “nós respondemos sim a Jesus”. “Estou muito feliz por dar este passo na formação, rumo ao presbiterado. O ministério de leitor é proclamar a Palavra de Deus em todos os lugares. E é isso que vou buscar fazer, com a graça de Deus”, disse.

Dom Pedro pediu ao povo que interceda pelos seminaristas para se tornarem bons padres e ajudar na evangelização do Grande ABC, que tem 105 paróquias, mas que ainda precisam de sacerdotes. “Jesus deu uma pista para termos padres bons: orai ao Senhor da Messe. A oração do povo de Deus é que faz ter padres bons. Que vocês possam orar pelos sacerdotes, bispos, seminaristas, para que eles possam perseverar e ser generosos, para seguir Jesus neste caminho bonito”, afirmou.

*

Bênção

Depois da Santa Missa, Dom Pedro ainda abençoou o novo Centro Catequético da Paróquia Santa Maria Goretti. “É uma conquista porque tivemos dois anos de obra para que pudéssemos ter estas salas. Nossas crianças, jovens, adultos, pastorais vão anunciar o Reino de Deus e muitas pessoas serão evangelizadas aqui. Precisávamos ter um espaço físico para receber os ensinamentos de Cristo para nossa vida. Agradeço a Deus e à comunidade, que comprou esta ideia para que tivéssemos nosso Centro Catequético.

 

Clique aqui e veja todas as fotos.

 

Texto de Thiago Silva

Fotos de Eva Casagrande

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral