Missa de Envio abençoa 60 jovens da Diocese de Santo André rumo à JMJ no Panamá

Integrantes de paróquias do ABC representarão a região no maior encontro católico do segmento no mundo, entre os dias 22 e 27 de janeiro deste ano

Na manhã do domingo, 06/01/2019, Solenidade da Epifania do Senhor, a delegação de 60 jovens da Diocese de Santo André que participarão na segunda quinzena de janeiro da JMJ 2019 (Jornada Mundial da Juventude), no Panamá, receberam as bênçãos durante a Missa de Envio realizada na Igreja Matriz de São Bernardo (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem), no centro da cidade são-bernardense.

O maior encontro da juventude católica do mundo acontece entre os dias 22 e 27 de janeiro, na cidade do Panamá, capital panamenha, com a presença confirmada do Papa Francisco.

“A Jornada Mundial da Juventude acolhe a todos os jovens do mundo inteiro. Nesse momento de nos colocarmos diante de Deus, em oração, cada um dos jovens da Diocese de Santo André tem a missão de ser esse acolhedor, de ser esse jovem fraterno no mundo”,resume o assessor diocesano do Setor Juventude, padre José Aparecido de Souza, que presidiu a celebração dominical.

A missa ainda teve um momento especial do Dia dos Santos Reis, com a entrada de fiéis representando os três Reis Magos, durante o ofertório, representando todos os povos, nações, raças e línguas numa mensagem de esperança, amor e justiça.

A escolha do local da celebração também foi simbólica: construído há 206 anos, o templo católico é administrado pela Congregação dos Missionários de São Carlos, também conhecidos como carlistas e scalabrinianos, fundada no século XIX pelo padroeiro dos migrantes, o beato italiano João Batista Scalabrini. Acolhida e Missão são prioridades do 8 Plano Diocesano de Pastoral.

Espelho de Maria

Chamando a atenção para o tema da JMJ 2019 “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”, padre José Aparecido cita a relevância da presença e intercessão da mãe de Deus como fonte de inspiração para a peregrinação e evangelização dos jovens em busca da conversão na sociedade.

“É importante lembrarmos que Nossa Mãe, a Virgem Maria, nos acompanha e nos encoraja em nossa fé. Sejamos como Maria, aquela que apresenta e nos mostra Jesus, mas ao mesmo tempo, é mensageira e peregrina”, reflete.

“Conversão é um apelo forte da celebração sobre a mudança que nos leva a fazer uma experiência como jovens adultos para o Reino de Deus. Que esses jovens encham-se da graça e ao voltarem para suas paróquias, possam ser confirmados, no caminho da verdade e do amor”, completa.

Em família

Únicas representantes da Igreja Matriz de Diadema (Paróquia Imaculada Conceição), as irmãs Tatiane Sousa – nutricionista de 30 anos – e Taís Luísa Sousa – estudante de 23 anos – relembram a experiência de integrarem a vigília com o Papa Francisco, na Praia de Copacabana, na JMJ Rio, em 2013, e projetam um encontro cheio de bênçãos e aprendizado.

“O que espero é mais graças do que consegui (na JMJ 2013). Se uma vigília encheu meu coração, agora ter uma semana inteira com orações com certeza vai trazer mais energia, mais paz e união para toda a comunidade”, sintetiza Taís.

“Nossa intenção na próxima Jornada Mundial da Juventude é juntar mais jovens e crescermos na evangelização”, acrescenta Tatiane.

Primeira Vez

Estreando no maior encontro da juventude católica do mundo, o estudante Vítor Santos Barros, 20 anos, representará a Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Santo André, ao lado de cinco jovens, afirma que o evento será um divisor de águas na caminhada da comunidade.

“Estamos animados e abertos para a graça de Deus. Um dos motivos para participarmos da jornada é a edificação da juventude dentro da comunidade. Que possamos viver essa experiência, conhecer o amor de Deus e transmitir dentro de nossa paróquia”, salienta.

Preparação

Da Paróquia Sagrada Família em São Bernardo do Campo – a compradora Degiane de Oliveira Santos, 28 anos, revela que o planejamento para a viagem teve início no primeiro semestre do ano passado, quando elaboraram rifas, a fim de arrecadar fundos para a participação na JMJ 2019.

Ela relembra o legado da mensagem do Papa Francisco, durante a vigília em Copacabana, em 2013.

“A Igreja precisa dos jovens e o Papa, também, para irmos adiante com a missão”, recorda Degiane, que atualmente é 2ª secretária do Senatus (Senado) da Legião de Maria em São Paulo e estará acompanhada de mais 14 jovens. O bispo da Diocese de Iguatu-CE, Dom Edson de Castro Homem, referencial da Legião de Maria do Brasil junto à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) , também integrará a delegação.

Anfitrião

“Temos que ir com a missão de levar e trazer. Encontrar Jesus Cristo no rosto das pessoas e cultivar o legado da Jornada no retorno ao Brasil”, projeta o analista de sistemas, Edmar José dos Anjos de Souza, 30 anos, que viajará ao lado de seis paroquianos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem – São Bernardo do Campo.

Reportagem e fotos de Fábio Sales