JMJ 2019: Exemplo de Maria inspira jovens na peregrinação no Panamá

Jornada Mundial da Juventude começa nesta terça-feira (22/01), na cidade do Panamá, capital panamenha, com diversas atividades e a presença confirmada do Papa Francisco; evento acontece até o próximo domingo (27/01)

Com cerca de 60 jovens, a delegação da Diocese de Santo André está presente desde a última semana, na pré-Jornada ocorrida na Costa Rica, Nicarágua e Panamá, como preparação para o maior encontro da juventude católica no mundo, que contará com mais de 200 mil jovens de 155 países de todos os continentes.

De acordo com o Papa Francisco, a escolha do tema “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)” sugere que os jovens peregrinos sigam o exemplo da Mãe de Deus, na evangelização, no amor e na doação ao próximo.

“Colocar-se a serviço do próximo não significa somente estar prontos para a ação. É preciso também dialogar com Deus, numa atitude de escuta, como fez Maria. Ela ouviu o que o Anjo dizia e depois respondeu”, ressalta o Papa.

“É importante lembrarmos que Nossa Mãe, a Virgem Maria, nos acompanha e nos encoraja em nossa fé. Sejamos como Maria, aquela que apresenta e nos mostra Jesus, mas ao mesmo tempo, é mensageira e peregrina”, completa o assessor diocesano para o Setor Juventude, padre José Aparecido.

Legião de Maria

Atualmente 2ª secretária do Senatus (Senado) da Legião de Maria em São Paulo, a compradora Degiane de Oliveira Santos, 28 anos, paroquiana da Igreja Sagrada Família (Jardim do Lago – São Bernardo do Campo), revela que o planejamento para a viagem teve início no primeiro semestre do ano passado, quando elaboraram rifas, a fim de arrecadar fundos para a participação na JMJ 2019.

“Em maio (de 2018) organizamos rifas. Distribuímos aos legionários e nas paróquias. Menos de dois meses depois já tínhamos arrecadado o valor para as passagens aéreas”, recorda Degiane, que está acompanhada de mais 14 jovens legionários.

O bispo da Diocese de Iguatu-CE, Dom Edson de Castro Homem, referencial da Legião de Maria do Brasil junto àCNBB  (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), também integra a delegação.

Ela destaca a expectativa pela homilia do Papa Francisco como um dos pontos altos da Jornada.

“Com certeza será emocionante vivenciar todos os jovens professando a mesma fé, numa mesma língua, com esse ardor missionário e o espírito de Maria. E como em 2013, (no Rio de Janeiro), a vigília e a missa com o Papa serão marcantes para todos e todas”, atesta.

Graça de Deus

Também da Paróquia Sagrada Família, o secretário Marcelo Martins Moraes, 30 anos, revela que ficou sabendo do pacote para a viagem ao Panamá pelas redes sociais da Comunidade Shalom Santo Amaro – SP e não pensou duas vezes em viabilizar a primeira viagem para o exterior. Ele ficará hospedado durante 18 dias, entre Costa Rica e Panamá.

“É uma graça de Deus experimentar essa Jornada Mundial da Juventude e vivenciar a minha fé e vocação, juntamente com os irmãos de todos os continentes e o Papa Francisco. Ao sair de lá, espero que meu coração traga muito amor e paz para os meus amigos no trabalho e na comunidade”, projeta.

Acompanhe a programação da Jornada Mundial da Juventude pelo site –  https://panama2019.pa/pt/programacao/

Reportagem e fotos de Fábio Sales