Portugal é anunciado como sede da Jornada Mundial da Juventude em 2022

Lisboa foi oficializada pelo Papa Francisco no domingo (27/01), em pronunciamento durante o encerramento do evento que reuniu mais de 200 mil jovens de 155 países, na Cidade do Panamá; no mesmo dia, Diocese de Santo André promoveu a Conexão JMJ, na Catedral do Carmo

A nova edição da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em 2022, será realizada em Lisboa, na capital de Portugal. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco no domingo (27/01), no encerramento do maior encontro dos jovens no mundo, realizado na Cidade do Panamá.

Cerca de 60 jovens do Grande ABC participaram das atividades desde o dia 22 de janeiro, data do início da programação da JMJ, bem como alguns deles chegaram antes para o acompanhamento da pré-Jornada, ocorrida também na Costa Rica e Nicarágua, através de visitas nas dioceses e aos parques, acompanhamento das catequeses apresentadas por bispos e participação em missas.

Conexão JMJ

Para comemorar o sucesso do evento e demonstrar sintonia com a delegação diocesana que segue no Panamá até o dia 31 de janeiro, a Diocese de Santo André promoveu um grande encontro simultaneamente ao término da Jornada Mundial da Juventude, durante a tarde de domingo (27/01), na Catedral Nossa Senhora do Carmo.

Intitulado Conexão JMJ Santo André – Panamá, o evento reuniu dezenas de jovens de paróquias da região. A programação teve início com a apresentação do Ministério de Música Querigma, da Paróquia São João Batista de Mauá, que animou e emocionou o público presente com fortes canções e momentos de muito louvor.

Em seguida, Mateus Pereira Silva, que coordena o Setor Juventude na Região Episcopal Ipiranga da Arquidiocese de São Paulo, apresentou palestra sintonizada com o texto-base da XV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, ocorrido em outubro de 2018, bem como os anseios e orientações do Papa Francisco para uma juventude mais ativa no mundo.

Celebração presidida pelo coordenador do Setor Juventude Diocesano, padre José Aparecido, encerrou o encontro, que ainda contou com a visita do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, numa breve mensagem aos jovens, no final da missa, e a repercussão sobre a escolha de Portugal como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, realizada de três em três anos.

Acompanhe as reportagens da Conexão JMJ no site www.diocesesa.org.br e nas redes sociais da Diocese de Santo André.