Diocese de Santo André

Inscrições para Curso de Libras na Diocese de Santo André terminam nesta quinta dia 31

Setor Inclusão Diocesano oferece oportunidades para surdos e pessoas interessadas em aprender Linguagem Brasileira de Sinais durante o ano de 2019; três turmas já contabilizam mais de 120 inscritos

 

As inscrições para o curso de Formação de Libras e Cultura Surda terminam nesta quinta-feira (31/01). A iniciativa do Setor Inclusão Diocesano faz parte do projeto Diocese Inclusiva. O participante poderá se inscrever até hoje, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, no Centro Pastoral.

A taxa de inscrição e a mensalidade têm o valor de R$35. O curso acontecerá no prédio da Cúria Diocesana, localizada na Praça do Carmo, 36, no Centro da cidade andreense. Mais informações no telefone: 4469-2077.

O curso é aberto para as pessoas que têm o interesse em aprender a linguagem de sinais, tanto os surdos quanto os ouvintes de todas as idades.

“A ideia é que todas as paróquias tenham representantes formados em linguagem de sinais. Esse olhar diferenciado em relação à cultura do surdo, a necessidade de se aproximar dos surdos. Isso significa uma nova cultura e sementes plantadas para um olhar inclusivo na Diocese”, reflete a coordenadora diocesana do Setor de Inclusão, Luísa Maria Tavares Jardim.

“Nem todos serão intérpretes, mas terão condições de dar uma acessibilidade (em sua paróquia ou local de trabalho). Ser amigo do surdo é o principal. Trocar experiências com ele”, argumenta Luísa.

Serão três turmas do curso às terças-feiras (noite), aos sábados (tarde), e aos domingos (manhã), com início no mês de fevereiro e vigência até o fim deste ano. O Setor Inclusão contabiliza mais de 120 inscritos até o momento. As vagas são abertas para iniciação à linguagem de sinais, no Módulo I, e para quem já tem experiência anterior e quer realizar aprofundamento dos estudos, no Módulo II.

“Também teremos convidados e especialistas que trabalham na área para trazer ensinamentos e interagir com os alunos e as alunas”, avisa Luísa.

De acordo com a professora e auxiliar no Setor Inclusão, Mariana Bonotto, as aulas terão enfoque tanto em pontos teóricos quanto práticos para os participantes.

“Existem alguns pontos teóricos que precisam ser colocados, como a questão da inclusão, de fato, e não da agregação, mas essa questão da vivência, do comunicar com o surdo”, revela.

“Uma parte da teoria que é pratica é a questão da gramática de libras, com uma ordem diferenciada, ou seja, ensinar a gramática na construção da frase, na construção do sentido, com técnicas para visualizar o texto que vai ser traduzido”, exemplifica.

Além dos ensinamentos, o curso pretende também deixar um legado de evangelização, no tratamento digno às pessoas surdas e com deficiência auditiva.

 

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani