Diocese de Santo André

Dom Nelson mantém tradição e celebra missa em memória da Beata Albertina Berkenbrock

O bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, celebrou no último domingo (13/01), a missa em memória à Beata Albertina Berkenbrock (1919-1931), na Capela São Luiz Gonzaga, na cidade de Imaruí, em Santa Catarina.

A iniciativa ocorrida sempre no início de cada ano é simbólica: em seu período de férias, Dom Nelson sempre faz questão de presidir uma celebração em sua terra natal, a mesma de Albertina, que é prima-irmã de sua mãe Leonila Berkenbrock, ou seja, prima em segundo grau do bispo.

Em seu itinerário, ele também visita os restos mortais da Albertina – onde foi realizada a exumação na própria igreja, por conta da beatificação, em 2007- e o cemitério onde estão sepultadas a mãe e a irmã Nair, que faleceu em maio de 2018.

“É um lugar muito importante na vida de Dom Nelson. Ele faz questão de estar ali. Como sempre acompanho o Dom Nelson, percebo esse carinho, essa devoção, esse amor para com a Albertina e para com seus entes queridos já falecidos. E cada vez que reza essa missa toda a vizinhança e parentes fazem questão de estarem presentes. É um modo de rever o filho da terra que se tornou bispo”, conta a Irmã Maurinea Santos.

*

Centenário de nascimento

No próximo dia 11 de abril será celebrado o centenário de nascimento de Albertina Berkenbrock. A missa acontecerá na Capela São Luiz Gonzaga, em Imaruí, que é próxima ao local do martírio, onde está o Museu de Albertina, com depósitos de objetos sobre graças alcançadas. A construção de um grande santuário em homenagem a Albertina também deverá ser realizado em breve.

 

Processo de canonização

Beatificada em 18 de outubro de 2007, Albertina Berkenbrock poderá ser canonizada em breve. O processo está em andamento e depende da aprovação do Vaticano, mediante a organização de provas de exames médicos que comprovem as curas e milagres de pessoas protagonizados pela menina mártir, assassinada aos 12 anos, no ano de 1931, ao resistir uma tentativa de estupro para manter a virgindade.

Mais informações sobre a vida e devoção à Beata Albertina Berkenbrock acesse: http://www.beataalbertina.com/

*

Reportagem de Fábio Sales, com informações e fotos da Irmã Maurinea Santos

 

Compartilhe:

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC

Planejamento da Pastoral Familiar marca início dos trabalhos da nova comissão diocesana