Diocese de Santo André participa da maior romaria do Terço dos Homens

Dezenas de devotos e fiéis de 80 paróquias da Diocese de Santo André se juntaram a 78 mil pessoas de todo o país numa única voz para louvar, agradecer e pedir graças à Padroeira do Brasil, durante a 11ª edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens, realizada na última sexta e sábado (15 e 16/02), no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). O evento superou todas as expectativas ao ultrapassar a previsão de 50 mil romeiros. A Romaria do Terço dos Homens é uma das maiores do país.

Para o coordenador diocesano do Terço dos Homens, Francisco Mamede, o momento é muito especial para nossa diocese, uma vez que o movimento mariano está presente em praticamente 80% das igrejas do Grande ABC. De acordo com ele, o número de participantes foi bem maior do que o divulgado.  “Creio que tinha umas 120 mil pessoas. Já é considerada a maior romaria nacional do movimento. É uma bênção para todos nós integrar, rezar o terço, agradecer e pedir graças a nossa padroeira Aparecida, ao lado de homens, muito deles de lugares bem longe do Brasil. Mas a fé se torna incentivador para criar a atmosfera de um encontro tão lindo como esse”, avalia.

Programação

A programação teve início na noite de sexta com a celebração de abertura e adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora e Referencial para o Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira.
Em seguida, uma procissão foi realizada até o Porto Itaguaçu pelo Caminho do Rosário. Durante a madrugada, os homens permaneceram em Vigília na Capela do Santíssimo.

No sábado, o dia começou com acolhida, oração e música na Praça Bento XVI, acompanhada de missa solene campal presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. No período da tarde, palestra com o assessor nacional do movimento, padre Vandemir Meister, com o tema ‘Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir!’. Depois, os homens rezaram o Santo Terço e se consagraram a Nossa Senhora Aparecida, no Altar Central do Santuário, no encerramento do encontro.

Encontro Diocesano

No dia 21 de setembro de 2019, das 9h às 14h, a Diocese de Santo André promove o 2º Encontro do Terço dos Homens com representantes de paróquias de todas as dez regiões pastorais no Grande ABC. A atividade acontece na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santo André (Praça do Cruzeiro, 420 – Vila Curuçá).
O movimento mariano Terço dos Homens estima 1,5 milhão de participantes em todo o Brasil.

Mais informações sobre como participar ou montar um grupo de Terço dos Homens em sua paróquia pelo telefone: 95370-8475 (falar com Francisco Mamede).