Diocese de Santo André

Dom Pedro abençoa Agostinianos por trabalho social e evangelizador

Dom Pedro Carlos Cipollini recebeu na quarta-feira (30/01), religiosos da ordem de Santo Agostinho para apresentação da nova comunidade agostiniana Fraternidade Santo Dias, em Diadema

Presente ao encontro, a comunidade dos agostinianos no Grande ABC é composta pelos seguintes membros: frei Luiz Antônio Pinheiro (vigário regional dos agostinianos no Brasil), frei Antonio Vicente de Salles (prior da comunidade), frei Márcio Antonio Vidal de Negreiros (atual formador da comunidade formativa dos teólogos de Diadema) e o frei Paulo Henrique Cintra (ecônomo da comunidade). Por outro lado, o frei Paulo Santos está sendo transferido para a Diocese de Belo Horizonte.

“O frei Luiz, nosso provincial, solicitou a audiência com Dom Pedro para apresentar a nova comunidade e também pedir o uso de ordem para os padres. Iniciamos a conversa falando um pouco sobre o grupo agostiniano e quais eram os grupos que estão no Brasil. Enfim, um pouco de nossa história”, salienta o frei Paulo Henrique Cintra.

*

Parcerias pelos pobres

Frei Paulo Henrique também comentou sobre a retomada da presença dos agostinianos em Diadema, com o objetivo de realizar um trabalho mais próximo da população carente e nas regiões periféricas.
“Lembramos que realizamos um trabalho de parceria com os sacramentinos (Congregação do Santíssimo Sacramento, fundada em 1856, na França), com os redentoristas (Congregação do Santíssimo Redentor, fundada em 1732, na Itália), e verbitas (Congregação dos Missionários do Verbo Divino, fundada em 1875) naquela região”, afirma, ao recordar da sintonia com a Diocese de Santo André.

“Porque aquela comunidade onde nós estamos, a comunidade formativa de Diadema, era a comunidade propedêutica. Atuamos numa paróquia durante seis meses, mas hoje empenhamos nosso trabalho pastoral conforme os padres nos procuram e pedem auxílio”, conta.
*

História e carisma

O grupo de religiosos da Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) – Vicariato Agostiniano Nossa Senhora da Consolação do Brasil atua principalmente na evangelização da população mais carente e das regiões periféricas, junto aos movimentos educacionais, pastorais e movimentos sociais, na promoção da paz e na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Fundada em 1243, a ordem é inspirada em Santo Agostinho (354- 430), um dos mais importantes teólogos e filósofos do cristianismo. Suas obras influenciaram o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média, no desenvolvimento do cristianismo e da filosofia ocidental.

A Fraternidade Santo Dias está localizada na Rua Nagasaki, 385 – Jardim Takebe, em Diadema.
Mais informações no telefone: (11) 4071-8931.

Compartilhe:

GUERRA, PAI E PÃO NOSSO

nomeacoes

Decretos e nomeações – 09/07/2025

Famílias peregrinam ao Santuário de Mauá no Jubileu da Esperança

Retiro dos seminaristas chega ao fim com mensagem de esperança e confiança no chamado

Formação do Clero reflete sobre o Reino de Deus e os riscos do poder

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

A missão de anunciar Cristo com a vida: catequistas participam de encontro de espiritualidade com Dom Pedro

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER