Motivado pela necessidade de apoio ao desenvolvimento das atividades pastorais cotidianas, o movimento eclesial católico Oficinas de Oração e Vida realizou na noite de quinta-feira (21/02), uma palestra para coordenadores e gestores da Área Pastoral para o Laicato, Vida e Família da Diocese de Santo André, no auditório da Cúria Diocesana.
Segundo o coordenador diocesano das Oficinas de Oração e Vida, Tito Álvares de Araújo, o objetivo da atividade foi oferecer o serviço das Oficinas, como subsídios para a potencialização da evangelização em casa pastoral, além de atrair pessoas que ainda não tinham realizado alguma oficina.
Ao final da palestra foram sorteados dois livros do fundador do TOV (sigla em espanhol das Oficinas de Oração e Vida: Talleres de Oracion y Vida): ‘Sofrimento e Paz’ e ‘A Arte de Ser Feliz’.
No próximo dia 10 de março um novo ciclo se iniciará nas Oficinas de Oração e Vida. Mais informações sobre como participar das Oficinas de Oração e Vida: Telefone: (11) 4425-4136/ 94196-3034 (falar com Tito), pelo e-mail: oficinasdeoracao@diocesesa.org.br e ainda pelos sites www.tovbrasil.com.br e www.tovpil.org
*
Atuação na Diocese
As Oficinas de Oração e Vida completam 35 anos em 2019. Atualmente, cinco equipes e 89 guias atuam no Grande ABC, sendo que 500 pessoas são evangelizadas por semestre, segundo consta no documento do Sínodo Diocesano. Uma das referências e grandes incentivadores das Oficinas na região foi Dom Cláudio Hummes, que atuou como bispo da Diocese de Santo André durante duas décadas (1975-1996).
*
Histórico
Fundada pelo frei espanhol Ignácio Larrañaga (1928-2013) em 1984, as Oficinas de Oração e Vida é um movimento eclesial católico, que começou com os encontros e experiências com Deus, sendo reconhecido e aprovado pela Santa Sé em 1997 e confirmado, segundo Decreto de Aprovação dado pelo Conselho Pontifício para os Leigos em 04 de outubro de 2002, com cerca de 18 mil guias atuando em 44 países e 12 idiomas. Anualmente, cerca de 200 mil participam dos encontros.