Por mudança de vida, Caminhada Quaresmal mobiliza 500 jovens

Iniciando o tempo litúrgico de confissão, perdão e conversão, aproximadamente 500 jovens participaram da 3ª edição da Caminhada Quaresmal, que aconteceu na manhã de domingo (10/03), na Região Pastoral Utinga, na cidade andreense.

Organizada pelo Setor Juventude da Diocese de Santo André, a atividade teve início na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, no município andreense, com a Santa Missa celebrada pelo assessor diocesano da Juventude, padre José Aparecido de Sousa, e concelebrada pelo pároco anfitrião, padre Vanderlei Ribeiro.
“Jovens, a Quaresma é um tempo propício a fazer essa experiência de uma conversão, de uma mudança de vida. Uma experiência que cada um de nós vai adquirindo, a partir de nossa experiência de fé. Aí vamos testemunhando para o mundo que devemos mais amar e partilhar do que ser prepotente e egoísta”, propõe o padre José Aparecido, ao também mencionar o significado da realização da Caminhada Quaresmal.
De acordo com o sacerdote, o primeiro domingo da Quaresma simboliza um impulso necessário para os jovens reforçarem o coração para a Páscoa do Senhor. “Somos egoístas ou mais caridosos? Partilhamos nossas experiências, não somente materiais, mas espirituais? É preciso se converter, mudar de vida. Vivenciamos a eucaristia no tempo da Quaresma, para que possamos progredir e reconhecer as fraquezas e, sobretudo, buscar as graças de Deus. Devemos nos deixar ser conduzido pelo Espírito de Deus, e não pelo mal, pelo egoísmo e pelo pecado”, ensina.

Ao final da celebração, padre Vanderlei Ribeiro pediu para que todos rezassem a oração apresentada pelo Papa Francisco no encerramento da Jornada Mundial da Juventude, em janeiro deste ano, no Panamá, e também recomendou a oração diária do Santo Terço. “O jovem que reza o terço todos os dias é um diferencial na sociedade”, frisa.
Em seguida, os jovens entoaram louvores, oraram pelos moradores e rezaram o terço pelas ruas de Santo André rumo à Paróquia Santa Maria Goretti, onde aconteceu o almoço e encerramento da peregrinação com a benção do pároco,pe. Vagner Franzini.

Presença maciça

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Barcelona, em São Caetano do Sul, contou com uma das maiores caravanas na atividade. Cerca de 30 jovens prestigiaram a terceira edição do evento. A igreja também esteve representada nas duas primeiras edições, em São Bernardo e Diadema, respectivamente.
“Por conta da importância de reconhecer o tempo da Quaresma, e a aproximação da Páscoa, fizemos questão de estarmos presentes neste momento de reflexão com paróquias de vários cantos da Diocese, juntas. Sempre um aprendizado caminhar de uma igreja para outra, refletindo e orando pela conversão das pessoas”, avalia o coordenador do grupo e estudante de Direito, Fernando Guimarães Mandaji, 20 anos.

Fôlego renovado

“Durante o ano temos poucos momentos como esse na Diocese. Então, esses momentos são essenciais para aproveitarmos e voltarmos com outro espírito para nossas comunidades de atuação. Enfim, começar a Quaresma com um pique a mais”.
A frase da estudante Deise Maria Machado Pereira, 18 anos, reflete bem o sentimento dos 22 jovens que integraram a delegação de acólitos, coroinhas, da juventude feminina e masculina de Schoenstatt da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Bairro Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo.

Conquista para Cristo

Na opinião do balconista Luís Fernando Costa, 18 anos, a Igreja Católica precisa ter uma atuação mais incisiva e permanente para angariar mais jovens no caminho da evangelização e ação missionária. “Temos que procurar algum meio para inverter essa situação. Ganhar o jovem para a Igreja, e não perdê-lo para o mundo”, argumenta.
“Temos que atrair mais jovens, incentivando-os com ações práticas, por meio de atividades de evangelização, mas com alegria e descontração, também. Bom saber que esses jovens aqui não desistem da caminhada”, acrescenta a estagiária de administração, Ana Carolina Santos, 19 anos.
Ambos fazem parte do grupo de doze jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Zaíra, em Mauá, que marcou presença na peregrinação.

‘Estreia’ na caminhada

Para a estudante de moda, Camila Dias da Cruz , 24 anos, a atividade foi marcante, uma vez que foi a primeira vez na Caminhada Quaresmal. “Acho muito importante esse engajamento para aproximar o jovem da Igreja. É minha estreia aqui, mas percebo a comunhão com Deus presente na oração de todos”, agradece a integrante da Capela Maria Imaculada, no Parque Novo Oratório, em Santo André.

Já a estudante de fisioterapia, Iara Santos, 18 anos, acredita que esse encontro anual dos jovens da Diocese de Santo André tem tudo para crescer nos próximos anos. “É o tipo de evento que ajuda a mobilizar mais pessoas a participar das atividades durante o ano e, consequentemente, atrair mais jovens para a caminhada do próximo ano”, elucida a colega de capela.

*Em breve disponibilizaremos a galeria de fotos