Paróquia São Maximiliano Kolbe celebra dez anos de evangelização

Com festividades e a presença da comunidade do Riacho Grande, a Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe iniciou no domingo (10/03), a abertura do ano jubilar com homenagens, missa e almoço no Centro Social Maximiliano Kolbe (Estr. do Rio Acima, 6242 – Tatetos – Riacho Grande, em São Bernardo do Campo).
Localizada na região do pós-balsa, a igreja completa neste dez anos de fundação, sendo criada no dia 8 de março de 2009 por Dom Nelson Westrupp (à época, bispo da Diocese de Santo André), sendo desmembrada da Paróquia São João Batista, também no Riacho Grande. “São momentos de união, de sentir que somos uma paróquia com uma identidade, com uma missão muito bonita que Deus confiou a cada um dos membros desta comunidade paroquial”, reflete o pároco Pe.Ryan Holke.

Apoio diocesano

Após a celebração eucarística do primeiro domingo da Quaresma, prosseguiu-se a abertura do ano jubilar, com a leitura da carta enviada ao bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, solicitando autorização para a comemoração do aniversário acompanhando do ato anual.

Com a resposta afirmativa de Dom Pedro, o pároco Pe.Ryan Holke apresentou o tema “Batizados e Enviados: 10 anos da Igreja de Cristo em Missão na Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe” – escolhido de acordo com a temática proposta pelo Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário, a ser realizado em outubro desse ano –, o logotipo e a oração oficial do ano jubilar.

“Fico contente com o apoio da família diocesana, em especial destaco a benção de Dom Pedro, que já conhece bastante a região. Já fez mais de cinco visitas. Conheceu as comunidades, a realidade dos indígenas e continua dando esse apoio, essa abertura para nossa missão”, agradece Pe. Ryan.

Homenagens

Em seguida, várias homenagens foram realizadas para as irmãs da Fraternidade Maria Imaculada, que iniciaram trabalho na região pós-balsa, na década de 1970; aos missionários da Imaculada Padre Kolbe, que servem na região desde a segunda metade dos anos 90; e aos padres da paróquia, Ryan e Eduardo, nestes dez anos de caminhada.

Ao final, todos entoaram o hino composto especialmente para o ano jubilar e foi servido um almoço ao público, que assistiu um vídeo retrospectivo da paróquia.

“Minha gratidão a todas as pessoas que participam desta história, da Região Pastoral Anchieta, em especial aos paroquianos que puderam fazer esse momento especial acontecer na vida desta comunidade”, finaliza Pe. Ryan.

Cinco dimensões

O jubileu dos dez anos da Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe é celebrado em cinco dimensões:

– Celebrativa, festejando com alegria e agradecendo a Deus por tantas graças recebidas;
– Orante, como tempo de encontro com Deus e renovação da fé, com a visita da Imagem e Relíquia de São Maximiliano Maria Kolbe nas casas;
– Missionária, porque com o passar do tempo, muito cresceu a população e é preciso chegar a todos;
– Histórica, para tomar consciência de tantos momentos bonitos vividos, da luta e dos sacrifícios realizados para a paróquia ser o que é hoje;
– Concreta, com o propósito de deixar como legado desse ano jubilar a aquisição de uma casa que sediará a Comunidade Nossa Senhora Aparecida no bairro Araçari.