CDP reforça prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral

O CDP (Conselho Diocesano de Pastoral) realizou na manhã de sábado (16/03), a primeira reunião de 2019, que destacou a importância das ações previstas pelo 8º Plano Diocesano de Pastoral em cada um dos itinerários que priorizam as dimensões da Acolhida e da Missão, como pontos fundamentais para a atuação dos grupos e movimentos nas dez regiões pastorais da Diocese de Santo André.

Ocorrido no prédio da Cúria (Santo André Apóstolo), no Centro da cidade andreense, o encontro contou com as participações do bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, do vigário episcopal para a Pastoral, padre Joel Nery, da secretária do Centro de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira, representantes leigos e leigas, bem como os sacerdotes coordenadores das regiões pastorais, que foram apresentados após serem eleitos em dezembro de 2018 e iniciarem o trabalho neste ano.

Itinerários e prioridades

Após a oração inicial, o bispo fez um breve pronunciamento antes de iniciarem o diálogo sobre o calendário e estratégias de atuação dos conselhos regionais pastorais.
“Foi um encontro muito produtivo, que trouxe a luz dos debates ocorridos no Sínodo Diocesano, reforçarmos a prática dos itinerários do 8º Plano de Pastoral. Deus nos tem abençoado para caminharmos no rumo certo”, avalia Dom Pedro.

Em seguida, os participantes aprofundaram o debate sobre os oito itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que terá a duração de cinco anos (2018-2022):

1 – Convivência e Oração Comunitária
2 – Formação para o Discipulado
3 – Conversão para o Acolhimento
4 – Comunicação e Evangelização
5 – Formação para a Missão
6 – Setorização
7 – Visitas Missionárias
8 – Ação solidária

“Destaco dois grandes momentos nesta reunião. A abordagem de algumas atividades pastorais que estão dentro dos itinerários pastorais e outra essa questão dos conselhos regionais de pastoral que devem ser motivados para participação dos padres e de leigos nessa instância de organização da vida pastoral”, resume Pe.Joel Nery.

Ele mencionou a relevância da dimensão missionária, que é uma das duas linhas grandes de ação da tônica da prioridade pastoral. Lembrando que o Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como o Mês Missionário Extraordinário.

Missa da Solidariedade

Na reta final do encontro, o Conselho Diocesano de Pastoral orientou aos coordenadores e representantes reforçarem o convite em suas regiões pastorais sobre a organização e participação na Missa Diocesana em prol das vítimas das enchentes e pela gratidão aos voluntários que contribuem na ajuda às famílias atingidas pelas chuvas na última semana, na região do ABC.

A celebração, que será presidida por Dom Pedro e concelebrada pelo padre Joel Nery, ocorrerá no próximo domingo (24/03), às 11h, na Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos, em São Bernardo.