Pastoral do Migrante promove Encontro Formativo neste sábado (30)

A Pastoral do Migrante da Diocese de Santo André realiza na manhã do próximo sábado (30/03), das 8h30 às 12h, o Encontro Formativo com a palestra “Um olhar crítico sobre o Pacto Mundial das Migrações da ONU”, na Casa de Apoio ao Migrante, em Utinga, na cidade de Santo André.

O bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini participará da abertura da atividade. O objetivo do encontro é formar e conscientizar os agentes da Pastoral do Migrante da Diocese de Santo André. O palestrante será o padre e professor Paolo Parise, coordenador da Missão Paz, entidade que auxilia imigrantes em São Paulo.
Assessor diocesano da Pastoral do Migrante, o padre haitiano Jean Dickson, ele próprio um imigrante, reforça o convite para que todos os interessados também possam participar e colaborar com o trabalho de acolhida e missionário na sociedade.

“As formações ocorrem duas vezes ao ano e as pessoas interessadas em conhecer nosso trabalho e participar ativamente são bem-vindas. As portas estão abertas. O mundo é a pátria de todos os filhos de Deus”, enfatiza o pároco da Igreja Matriz de Santo André e sacerdote da Congregação dos Missionários de São Carlos.

Conheça a Pastoral do Migrante
A Pastoral do Migrante vai a fundo para conhecer a realidade em que vivem os migrantes. Ir ao encontro dessas pessoas aonde elas estiverem, e ser presença acolhedora e solidária principalmente com os mais empobrecidos. Proporcionar a criação de espaço de manifestação da sua identidade.
“A presença de muitos irmãos e irmãs que vivem a migração é uma oportunidade de crescimento humano, de encontro e diálogo entre culturas, em vista da promoção da paz e da fraternidade entre os povos”. (Papa Francisco).

Casa do Migrante
Inaugurada em dezembro de 2016, a primeira Casa de Apoio ao Migrante na Diocese de Santo André acolhe os imigrantes radicados, muitos deles haitianos, na cidade andreense e demais municípios do ABC.
Nova documentação, aulas de língua portuguesa, computadores para conversar com familiares e inscrição em programa de recolocação no mercado de trabalho são alguns dos serviços oferecidos no local.
É um sonho realizado pelos missionários scalabrinianos, que atuam na administração de três matrizes da região: Santo André, São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires.

Encontro Formativo para agentes da Pastoral do Migrante

Data: 30 de março (sábado)

Horário: das 8h30 às 12h

Local: Casa de Apoio ao Migrante