Diocese de Santo André

Coral Diocesano se apresenta com Monsenhor Frisina em SP

O Coral da Diocese de Santo André participará do Congresso de Música Sacra organizado pelo Pateo do Collegio, entre os dias 15 e 17 de março, com a presença do regente do Coro da Diocese de Roma, o monsenhor italiano Marco Frisina, no Colégio São Luís, Consolação, na capital paulista.

É a primeira vez que o padre, compositor e maestro de música sacra visita o país. Monsenhor Marco Frisina é fundador e diretor do Coro desde 1984. O grupo atua nas liturgias diocesanas, entre elas, as presididas pelo Papa Francisco, no Vaticano.

*
Evento marcante

“A importância de participar deste evento é muito grande. Teremos essa oportunidade de acompanhar o regente do Coro da Diocese de Roma, que é uma influência para nós, e trabalhar com nossos cantores, em contato com outros coros irmãos, como nos congressos de 2016 e 2017, que compartilham do mesmo repertório”, afirma o maestro do Coro Diocesano, Diego Muniz.
Na programação com música, formação e oração, o Coro da Diocese de Santo André, juntamente com demais corais participantes do evento como o Santa Bernadette, também dirigido por Diego, os corais da Arquidiocese de Campinas e da Diocese de Santo Amaro, bem como o anfitrião Schola Cantorum do Pateo do Collegio, se apresentarão ao lado do Monsenhor Marco Frisina, na sexta-feira (15/03), às 21h30, no ensaio para missa e concerto; no sábado (16/03), às 11h30 e 14h30, também nos ensaios para missa e concerto, e às 20h para o Grande Concerto, no Ginásio do Colégio São Luís. No domingo (17/03), o Coro Diocesano se apresentará às 11h, ao lado de Marco Frisina e dos coros irmãos, na Missa de Encerramento do Congresso.
Monsenhor Marco Frisina também cumprirá agendas em Campinas e Rio de Janeiro.

*
Conferências
 com Frisina

Durante os três dias de evento, Frisina será o protagonista de cinco Conferências: a primeira no dia de abertura acontecerá às 20h30 com o tema Música: fenômeno e linguagem natural e universal; no sábado pela manhã, o monsenhor comandará duas atividades: 8h45 – A música na Bíblia e 10h30 – A música na liturgia: música sacra, música religiosa e música litúrgica. No início da tarde, às 13h30, uma nova conferência com A música: linguagem universal de catequese para a nova evangelização. O último encontro com os congressistas ocorre às 8h45 do domingo, com a temática A tarefa de compor e executar música sacra hoje.

*
Ensaio em Campinas

O Coro da Diocese de Santo André esteve pela primeira vez em contato com o Monsenhor Marco Frisina, no último domingo (10/03), na cidade de Campinas, durante o primeiro ensaio para o Congresso de Música Sacra. O padre e maestro italiano presidiu missa na Catedral de Campinas, ao lado do Coro da Arquidiocese de Campinas.
“É uma experiência fantástica. Os cantores estão muito animados. Cada cantor sentir aquela alma litúrgica, já que ali na frente está aquele que é padre e autor daquele repertório que nós cantamos aqui também, traduz um sentimento único”, confidencia o maestro Diego. “Vai ser importante para o Frisina observar o que está acontecendo no Brasil. A gente bebe muito da água que ele fornece de Roma. Então, todos os repertórios que ele compôs são muito propícios para os nossos coros. Sem duvidas, será um intercâmbio para fortalecermos esse vínculo”, complementa.

Antes da viagem para Campinas, os integrantes do Coro receberam as bençãos do bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, que presidiu missa na manhã de domingo, na Catedral Nossa Senhora do Carmo.
Atualmente, o Coral Diocesano de Santo André conta com 70 cantores. A abertura de inscrições acontece sempre em junho e dezembro de cada ano.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão