Como parte do calendário oficial da cidade, a 25ª edição do Rebanhão de Carnaval da Renovação Carismática Católica de Ribeirão Pires reforçou a espiritualidade e acolhida como preparação para uma Igreja em Saída, durante o evento realizado entre os dias 2 e 5 de março, no Complexo Educacional Ayrton Senna, no Centro do município.
O retiro espiritual contou com a participação de todos os 15 grupos de oração das paróquias e comunidades, além de famílias e pessoas de todas as faixas etárias. A história da Renovação Carismática na Diocese de Santo André começa na cidade, quando o primeiro grupo de oração se reuniu para orar e louvar há mais de quatro décadas. O secretário-geral da RCC Ribeirão Pires, Reinaldo Oliveira, 38 anos, casado e pai de dois filhos, explica que o Rebanhão reafirma esse trabalho de acolhida e pastoreio, anunciando o amor de Deus, ao absorver o aprendizado e espiritualidade para se colocar em prática as ações no cotidiano. “Como diz um louvor bem conhecido – do diácono Nelsinho Corrêa – ‘Eu não quero só dizer amém. Preciso mostrar com a vida que eu creio’. Diria que o grande desafio é prepararmos as pessoas para sermos uma Igreja em Saída, como pede o Papa Francisco”, analisa o paroquiano da Igreja Sant’Anna, no Bairro Sant’Anna, que participa da renovação carismática desde o ano 2000.
“Temos que ir ao encontro das pessoas, como o pregador John Fabian disse sobre o bom samaritano que viu e acolheu o estrangeiro até ele ficar bem. O Rebanhão é importante, mas a missão continua lá fora”, exemplifica.
O coordenador da RCC Ribeirão Pires, Alexandre Fabiano Campelo, 38 anos, afirmou que cerca de mil pessoas estiveram presentes em cada um dos quatro dias de retiro espiritual, sendo marcado pelas missas e adorações ao Santíssimo Sacramento protagonizadas pelos sacerdotes Odelardo Lourenço (pároco da Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Pires), Júlio César Caetano da Silva (Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Santo André), Paulinho (Missão Belém) e José Silva (pároco da Paróquia Sant’Anna). “Podemos dizer que o ápice do encontro acontece nos momentos das celebrações, da intimidade com Cristo. Porém, algumas reflexões tocaram os corações dos que aqui estiveram, como na pregação do missionário Irmão Trovão, que veio da Bahia e abordou a intercessão de Nossa Senhora, bem como na adoração com o padre Paulinho, na hora de contemplar Jesus Eucarístico e silenciar-se para ouvir a Deus”, sintetiza.
Participante há uma década do grupo de oração Jovem Ruah, na Paróquia Sant’Anna, também chamou atenção para o despertar da consciência do povo em buscar confissão após as pregações, coincidentemente no período em que se inicia a Quaresma, tempo de conversão, penitencia e reflexão.
Perseverança em Deus transforma vidas em Rio Grande da Serra
Com louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e vidas transformadas, a Renovação Carismática Católica da Região Pastoral de Rio Grande da Serra realizou o Rebanhão de Carnaval, entre os dias 2 e 5 de março, na Igreja Matriz São Sebastião, no centro da cidade. Exemplos das graças de Deus que o encontro proporciona são as pregações e quem está por trás delas: os pregadores, muito deles convertidos e transformados pelo amor de Cristo. O coordenador regional da RCC, Alexandre Alves de Souza Fontes, 38 anos, relata o testemunho marcante do Irmão João, que era dependente químico e alcoólatra e mudou de vida por influencia de uma pessoa próxima de ti. “Quem ajudou a convertê-lo foi a perseverança da esposa, que Deus colocou como instrumento de conversão na vida dele. É fantástico a transformação que Deus faz com a pessoa. Quando se prova do amor de Deus, a vitória é certa”, vibra Alexandre, que integra há dez anos o grupo Rio de Água Viva, um dos dez conjuntos de oração em Rio Grande da Serra.
Também participaram da programação do retiro espiritual, na celebração de missas, o padre Rogério Duarte Irmão, pároco anfitrião e que coordena a Região Pastoral Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra; o vigário paroquial da Matriz riograndense, padre Miguel Frutuoso; o assessor diocesano da RCC, padre Fernando Valladares; e o padre Alex Sérgio da Silva, atualmente vigário paroquial da Matriz Imaculada Conceição de Diadema.