Diocese de Santo André

Setor Música segue firme com visitas às regiões pastorais da Diocese

Com a proposta de colocar em prática as prioridades do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o Setor de Música Litúrgica da Diocese de Santo André promoveu na manhã de sábado (23/03), a segunda visita às regiões pastorais do ABC, desta vez na Região Santo André – Centro, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Pinheirinho.
O Setor de Música Litúrgica faz parte da Comissão Diocesana de Liturgia e tem como objetivos: aproximar-se dos músicos que servem a sagrada liturgia nas comunidades, despertar a consciência litúrgica das equipes de canto, fornecer subsídios que auxiliem as equipes e formular o Hinário Litúrgico Diocesano, que compõe o folheto ABC Litúrgico. Levando em conta as urgências do 8º Plano Diocesano de Pastoral, os representantes regionais estão promovendo visitas nas dez regiões pastorais da diocese.

A primeira visita pastoral aconteceu no dia 9 de fevereiro e reuniu todos os músicos das paróquias da Região São Bernardo – Anchieta, na Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir, no Bairro Alvarenga. A coordenadora diocesana do Setor Música, Fernanda Marqui, juntamente com as coordenadoras regionais, Amanda Carapina e Maria Rosicleide, apresentaram a nova organização pastoral do Setor Música, divulgaram a importância do Diretório Litúrgico, reforçaram a necessidade da vida espiritual do músico e ouviram o que todos tinham a dizer.
“Queremos incentivar os músicos de nossas comunidades, que muito vêm se empenhando em servir melhor. O caminho a seguir é o da conscientização, não o da imposição. Tendo em vista que é preciso proporcionar à comunidade que possa participar, que possa cantar, e que é preciso ter em mente as particularidades de cada tempo litúrgico e critérios, os músicos darão – e já vêm dando – grandes passos. E isso é animador!”, avalia o coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano.
*

Segunda visita

Acolhidos pela comunidade da Paróquia Santa Rita de Cássia na manhã de sábado, os músicos da Região Santo André – Centro puderam relatar suas experiências, a realidade de suas comunidades e, também, algumas dificuldades. O coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme, falou sobre a importância de que os músicos adquiram e estudem o Diretório Diocesano de Liturgia, a fim de se aprofundarem no conhecimento litúrgico e melhor conduzirem a participação da comunidade por meio do canto.
Segundo ele, “é preciso também que estejamos todos unidos, para nos conhecermos e ajudarmo-nos mutuamente. As representações diocesanas e o Diretório de Liturgia não vêm para atrapalhar nem engessar, mas, sim, para auxiliar, fornecer bases e integrar”. Por fim, o vigário paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Pe. Jeferson, abordou os fundamentos do canto litúrgico, a convite dos coordenadores regionais, Alan Rodrigues (Paróquia Nossa Senhora do Paraíso) e Thaís Schmidt (Paróquia Sagrado Coração de Jesus).
*

Não perca as próximas visitas do Setor Música!

27 de abril (Santo André – Leste)
11 de maio (São Bernardo – Rudge Ramos)
29 de junho (Santo André – Utinga)
13 de julho (Ribeirão Pires / Rio Grande da Serra)
24 de agosto (São Bernardo – Centro)
14 de setembro (São Caetano do Sul)
19 de outubro (Diadema)
30 de novembro (Mauá)

Mais informações pelo e-mail: setormusica@diocesesa.org.br 
*

Vem aí o novo Hinário Litúrgico Diocesano!
Organizado em fascículos, em breve chegará em nossas mãos o Fascículo I, contendo as partes fixas da celebração: ato penitencial, hino de louvor, profissão de fé, Santo, aclamação memorial, doxologia, cordeiro de Deus, além do Pai Nosso, saudação inicial e orações eucarísticas. As letras serão disponibilizadas em partitura e em cifra, para a melhor recepção e execução de todos. Uma grande equipe vem se empenhando neste trabalho!

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão