Com a proposta de colocar em prática as prioridades do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o Setor de Música Litúrgica da Diocese de Santo André promoveu na manhã de sábado (23/03), a segunda visita às regiões pastorais do ABC, desta vez na Região Santo André – Centro, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Pinheirinho.
O Setor de Música Litúrgica faz parte da Comissão Diocesana de Liturgia e tem como objetivos: aproximar-se dos músicos que servem a sagrada liturgia nas comunidades, despertar a consciência litúrgica das equipes de canto, fornecer subsídios que auxiliem as equipes e formular o Hinário Litúrgico Diocesano, que compõe o folheto ABC Litúrgico. Levando em conta as urgências do 8º Plano Diocesano de Pastoral, os representantes regionais estão promovendo visitas nas dez regiões pastorais da diocese.
A primeira visita pastoral aconteceu no dia 9 de fevereiro e reuniu todos os músicos das paróquias da Região São Bernardo – Anchieta, na Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir, no Bairro Alvarenga. A coordenadora diocesana do Setor Música, Fernanda Marqui, juntamente com as coordenadoras regionais, Amanda Carapina e Maria Rosicleide, apresentaram a nova organização pastoral do Setor Música, divulgaram a importância do Diretório Litúrgico, reforçaram a necessidade da vida espiritual do músico e ouviram o que todos tinham a dizer.
“Queremos incentivar os músicos de nossas comunidades, que muito vêm se empenhando em servir melhor. O caminho a seguir é o da conscientização, não o da imposição. Tendo em vista que é preciso proporcionar à comunidade que possa participar, que possa cantar, e que é preciso ter em mente as particularidades de cada tempo litúrgico e critérios, os músicos darão – e já vêm dando – grandes passos. E isso é animador!”, avalia o coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano.
*
Segunda visita
Acolhidos pela comunidade da Paróquia Santa Rita de Cássia na manhã de sábado, os músicos da Região Santo André – Centro puderam relatar suas experiências, a realidade de suas comunidades e, também, algumas dificuldades. O coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme, falou sobre a importância de que os músicos adquiram e estudem o Diretório Diocesano de Liturgia, a fim de se aprofundarem no conhecimento litúrgico e melhor conduzirem a participação da comunidade por meio do canto.
Segundo ele, “é preciso também que estejamos todos unidos, para nos conhecermos e ajudarmo-nos mutuamente. As representações diocesanas e o Diretório de Liturgia não vêm para atrapalhar nem engessar, mas, sim, para auxiliar, fornecer bases e integrar”. Por fim, o vigário paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Pe. Jeferson, abordou os fundamentos do canto litúrgico, a convite dos coordenadores regionais, Alan Rodrigues (Paróquia Nossa Senhora do Paraíso) e Thaís Schmidt (Paróquia Sagrado Coração de Jesus).
*
Não perca as próximas visitas do Setor Música!
27 de abril (Santo André – Leste)
11 de maio (São Bernardo – Rudge Ramos)
29 de junho (Santo André – Utinga)
13 de julho (Ribeirão Pires / Rio Grande da Serra)
24 de agosto (São Bernardo – Centro)
14 de setembro (São Caetano do Sul)
19 de outubro (Diadema)
30 de novembro (Mauá)
Mais informações pelo e-mail: setormusica@diocesesa.org.br
*
Vem aí o novo Hinário Litúrgico Diocesano!
Organizado em fascículos, em breve chegará em nossas mãos o Fascículo I, contendo as partes fixas da celebração: ato penitencial, hino de louvor, profissão de fé, Santo, aclamação memorial, doxologia, cordeiro de Deus, além do Pai Nosso, saudação inicial e orações eucarísticas. As letras serão disponibilizadas em partitura e em cifra, para a melhor recepção e execução de todos. Uma grande equipe vem se empenhando neste trabalho!