Método Billings: Uma oportunidade de exercer a Paternidade Responsável

O Método de Ovulação  Billings, também conhecido no Brasil como MOB, foi fruto de  uma investigação clínica que começou em Melbourne – Austrália em 1953 a partir de outros  métodos naturais já existentes na época, nos quais não estavam atendendo as necessidades dos casais que os utilizavam. Por isso, um casal de médicos embarcou em estudos até desenvolverem o método, posteriormente validados por renomados cientistas.

Tal método nasceu em berço católico, uma vez que os médicos Dr. John e Dra. Evelyn Billings professavam tal espiritualidade e, responderam a um chamado missionário feito por um padre. Tiveram seus estudos embasados na Encíclica Humanae Vitae, contudo é errôneo afirmar que se trata de um método da Igreja Católica Apostólica Romana, por dois principais aspectos: primeiro por se tratar de um método científico aprovado mundialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, posteriormente por ser um método de Planejamento Familiar aberto a todas as famílias que desejam de modo natural planejarem sua prole.

A WOOMB International (World Organization of Ovulation Method Billings), ao longo dos mais de cinquenta anos do Método de Ovulação Billings, teve sua autenticidade testada clinicamente e cientificamente, em particular através do trabalho dos dois cientistas de renome mundial: Professor emérito James Brown e o Professor emérito Erik Odeblad.

Atualmente, o método está presente em mais  de 40 países. No Brasil, a Organização Mundial do Método de Ovulação Billings (WOOMB) é representada oficialmente pela Confederação Nacional  de Planejamento Natural da Família (CENPLAFAM –  WOOMB Brasil); definida como uma Associação Civil sem fins lucrativos, de cunho eminentemente social, reconhecendo e enaltecendo os verdadeiros valores da vida em todas as suas fases. Com sede em São Paulo desde 1981, possui núcleos de ensino e acompanhamento do autêntico MOB  em todas as regiões do Brasil. Sendo assim, cada região possui seu representante que gerencia o ensino e supervisiona o acompanhamento dos  usuários pelos instrutores nos centros, núcleos ou células, conforme organograma da CENPLAFAM.

Um grande marco para o Método de Ovulação Billings foi sua introdução no Ministério de Saúde chinês, oficialmente em 1995. Na ocasião foram formados 37.000 instrutores para  2,7 milhões de casais férteis em uso regular do MOB. O resultado foi uma taxa de sucesso de 99%, redução significativa da taxa de abortos artificiais, passando de 4,06% para 0,61%, ou seja, 7 vezes menos. Além disso, obteve-­se 32,1% de sucesso em casais anteriormente considerados inférteis que puderam engravidar através do conhecimento da sua fertilidade. Em se tratando de métodos naturais de planejamento familiar, há inúmeros questionamentos a respeito da real eficácia. A taxa de gravidez  relacionada ao MOB é de 0,5 a  2,9%, significando que a cada 100 mulheres usuárias de tal método e, portanto, conscientes das regras, entre 1 a 3 podem engravidar, isto é, uma eficácia de aproximadamente 97% de sucesso, segundo Evelyn  Billings (2004).

Contudo, o critério da escolha de um método como planejamento familiar não deve ser baseado somente em sua eficácia, mas também nos benefícios que ele é capaz de proporcionar ao casal. Além disso, o MOB é um método que não altera o processo  natural da fisiologia humana, não oferece riscos, podendo ser interrompido a qualquer momento; ajuda a mulher em qualquer fase de seu ciclo e evita a medicação anticoncepcional e seus efeitos colaterais. O autoconhecimento adquirido pela aprendizagem do MOB, torna-­se uma ferramenta valiosa para o alcance de um sistema  reprodutor saudável.

O ato de gerar é uma decisão do casal que demanda responsabilidades para a escolha de quando e quantos filhos terão, entretanto, a informação de esclarecimento deste ato é dever do Estado, assegurado pela Constituição Federal Brasileira, 1988, (Capítulo VII, Art. 226 §7o).

Importante lembrar que, seguir o MOB, não se trata de evitar filhos, mas planejar o nascimento deles. É reconhecer que a fertilidade, a capacidade de gerar é um Dom de Deus e que os filhos são dádivas divinas.

*No dia 27/04/2019, no Edifício Santo André Apóstolo, acontecerá uma formação sobre o Método Billings. Fique atento! Em breve mais informações!