Encontro Formativo apresenta importância do Diretório Diocesano de Liturgia

Abordando a relevância do Diretório Diocesano de Liturgia, o Encontro Formativo para os Coordenadores dos Ministérios Extraordinários nas paróquias da Diocese de Santo André aconteceu na noite de quarta-feira (24/04), no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro de Santo André.

Com a presença de cerca de 80 representantes de paróquias da diocese, a atividade de 1h30 de duração teve início com oração e proclamação do evangelho. Em seguida, o seminarista Cauê Ribeiro Fogaça veiculou um vídeo de seis minutos para meditação sobre a motivação de todos estarem ali naquele momento.

“Quis despertar o motivo da presença de cada um nesta reunião, não por questão mecânica, mas porque tiveram um encontro com uma pessoa, que é Jesus Cristo ressuscitado e essa pessoa move a vida de cada um dos fiéis”, salienta.

Importância do documento

Em seguida, Cauê apresentou o tema central do encontro, o Diretório Diocesano de Liturgia, explicando diretrizes para que serve, de onde surgiu e qual a importância dele para a reflexão nas pastorais litúrgicas da igreja.

“Apresentei que surge com peso de lei, porque traz regras, normas e deve ser aplicado em todas as paróquias e todas as comunidades de nossa diocese”, afirma.

O Diretório Diocesano de Liturgia é a compilação de muitas normas litúrgicas já existentes. Serve para “favorecer não somente a melhor maneira de celebrar a liturgia, mas também a compreensão do sentido, dignidade e beleza do mistério celebrado”.

Antes da abertura para perguntas e a oração final, o seminarista ainda abordou a função do ministro extraordinário, conforme diz o documento, sobre o caráter da transitoriedade, ou seja, um tempo de início e término de atuação, além do rito da comunhão, do qual o ministro expressamente faz parte.