Com a missão de resgatar os jovens, Padre Guilherme assume Paróquia São Jorge

“Sei que nossos bairros são populosos e temos muitos jovens. Então, é preciso resgatar esses jovens para que eles estejam no caminho de Deus, juntamente com as famílias”. Menos de três meses após ser ordenado sacerdote, o padre mais jovem da Diocese de Santo André, Guilherme Franco Octaviano, 26 anos, assumiu esse grande desafio na noite de terça-feira (30/04), ao tomar posse como administrador paroquial da Paróquia São Jorge, na Cidade São Jorge, em Santo André.

As três comunidades (Nossa Senhora da Fé, São Francisco e Espírito Santo) pertencentes à igreja localizada na Travessa Mauá, 121,  e fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso também prestigiaram a celebração, que recebeu um público de 400 pessoas. Pe.Guilherme sucede Pe.Nelson Rosselli Filho, que no próximo domingo (05/05), às 9h, assumirá como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete, na Vila Helena, em Santo André.

Entusiasta do 8º Plano Diocesano de Pastoral, Pe. Guilherme revela que estará atento as demandas da sociedade local, visitando e conversando com o povo nas ruas, e buscará implementar junto às comunidades os itinerários que são frutos dos debates do Sínodo Diocesano.

“Não podemos separar a questão da fé com a concretude da nossa vida, principalmente os problemas que as pessoas enfrentam no dia a dia. Sou muito consciente disso. Espero logo estar a par dessa realidade. Buscarei junto com o povo promover, essa igreja aberta e acolhedora, que são as exigências para o 8º Plano de Pastoral”, destaca o sacerdote, que também é coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia.

Pe. Guilherme chega animado e disposto a exercitar o diálogo e a escuta para que a comunidade cresça na evangelização e na promoção da harmonia entre as pastorais.

“Sempre conto com as orações do povo para que não seja apenas um padre, mas um bom padre. A primeira missão é conhecer a comunidade e deixar ser conhecido, a fim de que as pessoas se aproximem e dialoguem conosco. Vamos buscar escutá-los para conhecer as dificuldades e a realidade. Esse é o melhor caminho. Ouvir a voz do rebanho é a melhor coisa para o pastor fazer um trabalho em conjunto”, avalia.

Investir na juventude

Corroborando com o discurso do Pe. Guilherme, os paroquianos acreditam que uma das principais missões do sacerdote será investir na juventude, ao dialogar com os jovens para que retornem ao trabalho de evangelização na igreja.

“Primeiramente é importante ter atividade para os jovens. Uma missa, um grupo de jovens. Temos que retomar essa continuidade, tanto na Crisma, quanto depois da Catequese, pois muitos acabam dispersando. Tem jovens aqui, mas com a vinda dele atraíra mais”, sintetiza a jovem Julia Carlos Sena, 21 anos.

“Por ser um padre jovem e bem espirituoso, o pensamento vai no sentido de como lidar com a juventude, atualmente. Acredito que ele vai resgatar a identidade jovem, sem perder a parte espiritual”, avalia o assistente de TI, André Ricardo Domingues, 38 anos.

“Espero que Deus dê bastante luz e direção. Que atraia os jovens e crianças para nossa igreja. Tenho muita esperança nisso. Pelo fato de ser jovem, acredito que vai falar a língua deles”, salienta o vendedor José Luiz de Arruda, 69 anos.

“Os jovens precisam vir na igreja, pois eles são o futuro. Quem vai dar continuidade ao nosso trabalho são os jovens. Tem que investir nos jovens. Fico feliz de um padre jovem em nossa paróquia”, afirma a aposentada Neusa Pereira Bueno, 60 anos.

Acolhida e Missão

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a solenidade, concelebrada por diversos sacerdotes.

“Quando os apóstolos pregavam, o povo ficava maravilhado. E ele, Pe. Guilherme está fazendo bem isso. Onde ele passa agrada. É isso que tem de acontecer com o padre. Pregar a palavra de Deus e ser um espelho de Jesus para o povo”, conta Pe. Carlito que estava presente na celebração.

“Se espera que o padre seja um bom padre. O que é ser um bom padre? É aquele que é parecido com Jesus. Que ama o seu povo. Que serve através da palavra. Vamos agradecer a Deus de podermos ter aqui o padre Guilherme, que vai junto com a comunidade desenvolver a missão evangelizadora”, reflete Dom Pedro, ao citar o Sínodo Diocesano, nas duas premissas importantes ‘Acolhida’ e ‘Missão’.

Sobre o novo administrador paroquial

Guilherme Franco Octaviano nasceu no dia 21 de junho de 1992, em São Bernardo do Campo. Desde a infância participou da Paróquia São José Operário, na cidade de São Bernardo. O chamado mais objetivo de Deus para a vocação sacerdotal ocorreu após o sacramento da Crisma, quando começou o engajamento em outras atividades da comunidade e sentia cada vez mais uma vontade maior de estar na igreja e contribuir com o povo. Iniciou o discernimento com o padre Carlito Dall’Agnese, então pároco da igreja que frequentava e ingressou no seminário da Diocese de Santo André com apenas 18 anos, no dia 12 de fevereiro de 2011 e após oito anos foi ordenado sacerdote no dia 16 de fevereiro de 2019. Esteve como vigário paroquial entre fevereiro e abril deste ano, na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, em Santo André.

Clique aqui e veja todas as fotos tiradas por Agnaldo Armelin