Diocese de Santo André

Inspirado pela família, Padre Cassiano assume Paróquia N. Sra das Graças

Domingo do Bom Pastor, Dia das Mães, 56º Dia Mundial de Oração Pelas Vocações… A posse do padre José Aparecido Cassiano reservou momentos tão especiais como a presença da família que lhe dá forças para prosseguir a caminhada sacerdotal nesta nova missão assumida oficialmente na noite de domingo (12/05), como o novo pároco apresentado aos fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Vila Humaitá, em Santo André.

“Neste dia do bom pastor essa paróquia recebe o seu pastor próprio, na pessoa do padre Cassiano, sempre demonstrando procurar ser um bom pastor no estilo de Jesus. A primeira coisa que o pastor faz é ter uma profunda reverência para com o rebanho, sabendo que o rebanho é de Jesus. E ele sinaliza Jesus. E tem que sinalizar bem, como Jesus fez. O bom pastor procura alimentar o seu rebanho. E o primeiro alimento que o pastor dá para o rebanho é a sua presença. O bom pastor gosta de estar com as ovelhas. Vamos agradecer o sim do Padre Cassiano, que ele persevere no caminho de Jesus”, conclama o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, durante a homilia realizada na missa de posse.

*

Inspiração na família

E a família é uma fonte de inspiração para o Pe. Cassiano. Na presença do pai, irmã e sobrinha, o novo pastor já se considera um novo membro da Família Nossa Senhora das Graças e da Comunidade São Francisco de Assis, a julgar pela efusiva acolhida dos paroquianos que lotaram a igreja.

“Estou muito feliz de estar trabalhando como pároco na Nossa Senhora das Graças. A primeira atitude de um padre quando chega numa paróquia é conhecer o povo, as pastorais, as pessoas que frequentam a igreja, ou seja, tomar conhecimento do lugar que trabalhará. Temos muita esperança, pois é um povo animado, que ama a igreja e aos poucos vamos continuar esse trabalho evangelizador que acontece nesta paróquia há mais de 60 anos”, comenta o cozinheiro de mão cheia, que adora cozinhar e elaborar excelentes pratos por onde passa.

Nascido em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, o pai Décio Cassiano, 75 anos, acompanha o filho desde o período do discernimento para a vocação ao sacerdócio e relembra que a saudosa esposa deixa um grande legado para o jovem Cassiano. “Sempre apoiei, mas a mãe (Dona Valdira) o ajudava muito e cuidava dele. Queria estar por perto. É uma força que o acompanha para sempre”, relembra.

Padre Cassiano atuou como pároco em algumas paróquias da Diocese de Santo André e atualmente também é reitor do Seminário de Teologia.

*

Primeira vez

A posse do novo pastor também simbolizou um momento inesquecível na vida do casal Evandro Martins, 43 anos, e Daniele de Cássia Oliveira, 31 anos. Afinal, depois de nove anos juntos, é a primeira vez que levam o pequenino João Antônio, de apenas 42 dias, para uma igreja.

“Uma data realmente muito especial. Meu primeiro Dia das Mães. E o padre Cassiano não poderia ter vindo numa data melhor. Esperamos que exerça o papel de padre com retidão, ética e compromisso com Deus e a comunidade. É o momento de acolhê-lo e orar por ele para desenvolver um bom trabalho”, sintetiza a técnica administrativa.

“Esperamos que ele desenvolva o seu sacerdócio. Que ele cumpra o papel que o bispo determinou para ele. Una a nossa igreja, nossa comunidade e seja um pastor de Deus”, exemplifica o montador de produção.

Por outro lado, a recepcionista Jéssica Ribeiro Martins, 26 anos, tem uma ligação muito forte com a paróquia. “Fui coroinha, fiz primeira comunhão e catecismo aqui. Minha avó foi funcionária na época dos padres Décio, Guimarães e Vanderlei Nunes” recorda.

Já o experiente casal Antonio Virgínio Filho, 66 anos, e Maria Luiza Virgínio Valença, 74 anos, que completou recentemente 42 anos de matrimônio, envia boas energias para o recém-empossado pároco.

“Tem tudo para dar certo aqui. A turma o acolheu de bom coração”, diz o marido. “Todos que vieram são bons padres. Ele também me parece bem agradável. Que continue sendo um bom sacerdote”, complementa a esposa, que foi ministra da eucaristia por 20 anos.

*

Papa Francisco

Com o desafio de trabalhar pela harmonia das pastorais e no desenvolvimento do papel social da Igreja, Pe. Cassiano reflete a dimensão caritativa proposta pelo Santo Padre. “O Papa Francisco nos incentiva para que a Igreja desenvolva e trabalhe a dimensão social. E para isso, a primeira coisa é conhecer as necessidades, anseios e demandas do povo. E a igreja tem o papel de ajudar as pessoas que precisam, através das pastorais sociais, sobretudo, mobilizar a sociedade para que volte os olhares aos menos favorecidos”, sintetiza o sacerdote, ao agradecer o carinho e amizade dos ‘irmãos’ da Paróquia Nossa Senhora da Salete que prestigiaram a sua posse na nova casa.

*

Característica Sinodal

Pároco durante quatro anos e meio na Igreja Nossa Senhora das Graças, Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho prestigiou a posse do amigo e revelou que a paróquia já vivenciava os itinerários da acolhida e missão bem antes do 8º Plano Diocesano de Pastoral ser implementado, em 2018.

“Essa paróquia é uma paróquia sinodal. Fui muito feliz aqui. Fizemos uma obra grande, tanto pastoral quanto material. Essa paroquia é referência.  Tenho muitas saudades. Povo bom”, recorda.

*

Rito da posse

Após a leitura da provisão de posse feita pelo Pe. Felipe, que atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em São Caetano, o novo pastor fez a profissão de fé. Em seguida, o sacerdote recebeu o livro litúrgico dos Evangelhos das mãos de Dom Pedro, proferiu a renovação das promessas sacerdotais e foram entregues a ele, objetos como as chaves da igreja e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa. Após o juramento de fidelidade e assinatura dos documentos, Pe. Cassiano foi empossado oficialmente.

 

Fotos da Pascom Nossa Senhora das Graças

 

Compartilhe:

GUERRA, PAI E PÃO NOSSO

nomeacoes

Decretos e nomeações – 09/07/2025

Famílias peregrinam ao Santuário de Mauá no Jubileu da Esperança

Retiro dos seminaristas chega ao fim com mensagem de esperança e confiança no chamado

Formação do Clero reflete sobre o Reino de Deus e os riscos do poder

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

A missão de anunciar Cristo com a vida: catequistas participam de encontro de espiritualidade com Dom Pedro

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER