Diocese de Santo André

Força do testemunho e poder da oração norteiam último dia de Formação do Clero

Diocese de Santo André concluiu nesta quinta, o curso de atualização permanente de presbíteros, ministrado pelo Pe. Anselmo, da Diocese de Santo Amaro

Reforçando a missão e espiritualidade dos padres, o Encontro de Formação Permanente do Clero da Diocese de Santo André se encerrou nesta quinta-feira (16/05), no auditório da Sociedade São Miguel, no Jardim Bela Vista, em Santo André.

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e diversos sacerdotes dos sete municípios do Grande ABC estiveram presentes durante os três dias de encontro.O encerramento ocorreria amanhã (sexta), mas foi antecipado para os períodos da manhã e tarde desta quinta.

“Que os padres possam viver o aprendizado adquirido nestes dias de formação e a sinodalidade em comunhão com Cristo e com o povo de Deus em nossa Diocese de Santo André”, indica Dom Pedro.

Responsável por ministrar o curso de atualização de presbíteros com o tema “Presbítero cuidado de si, cuidado do rebanho”, Pe. Anselmo Matias Limberger desejou durante a finalização dos trabalhos que os padres continuem nessa bela caminhada, em sintonia com os frutos do Sínodo Diocesano – que originou os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral – e que possam viver e anunciar plenamente o evangelho para o povo.

“Como referência da espiritualidade e da missão do padre, a Palavra de Deus, a Eucaristia e apoiados na devoção a Nossa Senhora, na reza do terço, a devoção a São José, esposo de Maria e patrono da Igreja, fortalecem e iluminam essa caminhada. Então, o padre é compreendido enquanto está em comunhão com o povo, em comunhão com Deus e cumprindo a sua missão”, reitera.

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Studiorum Universitas A S. Thoma Aq., Urbe, (Angelicum), de Roma, e doutor em Psicologia Clínica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP, Pe. Anselmo trabalha há 23 anos na Diocese de Santo Amaro.

Ele participa de mais duas agendas pelo país neste mês de maio: na próxima semana estará na Diocese de Campo Maior, no estado do Piauí, para fazer análise da conjuntura eclesial no Encontro Regional; e na última semana de maio apresentará o mesmo curso lecionado na Diocese de Santo André, desta vez na Diocese de Paranavaí, no estado do Paraná.

*

Importância do testemunho

Durante o último dia do encontro, o palestrante reforçou a necessidade de os presbíteros divulgarem as histórias de vida para o povo, como forma de incentivar novas vocações e fortalecimento da fé das pessoas.

“Focalizamos hoje (quinta) a importância do testemunho de cada padre. Muitos testemunhos vividos na missão, quando não compartilhados, são válidos, mas ficam escondidos. E esses encontros, cursos de atualização, reuniões no Clero, nos setores, são momentos de partilha, onde nós apresentamos o testemunho entre nós. Testemunho de vida, testemunho de oração, testemunho de planejamento pastoral. A inserção na vida da Igreja e na vida da Diocese de Santo André”, comenta Pe. Anselmo.

*

Poder da oração

O palestrante afirma que a oração deve estar em sintonia com Deus e com o povo para que ocorra uma perfeita comunhão na Igreja. Ele também apresentou um breve resumo do conteúdo do curso oferecido aos sacerdotes durante os três dias.

“O padre enquanto passa tempo diante do sacrário, em oração, na adoração ao Santíssimo, se alimenta na fé, se nutre na fé. Reza também pelo povo. A oração do padre sempre de um lado está em comunhão com Deus, mas de outro carrega todo o povo no seu coração. Os que trabalham, os que estão bem louvando a Deus, pela saúde, pela alegria e pelo sucesso”, reflete.

“O padre reza diariamente pelos enfermos. Quantos idosos sofrem no abandono, no silêncio? Quantas pessoas que tem várias doenças, de natureza física e emocional, a depressão entre as emocionais? Os padres rezam por todos, abençoam a todos”, continua.

Neste sentido, Pe. Anselmo relata que o caminho de uma vida íntegra com Deus “está na beleza do anúncio do evangelho e na vida de oração que culminam na celebração da eucaristia, momento em que o povo junto com o padre, se reúne para ouvir a palavra, para rezar a palavra e para se alimentar da eucaristia”.

*

Personalidade e felicidade

Iluminados pela psicologia e na abordagem da psicanálise, Pe. Anselmo também apresentou temas sobre a personalidade.

“E dado enfoque sobre os elementos da doença e da saúde é possível que todo padre ou cristão fiquem enfermos. Então, nesse momento procurar ajuda profissional para voltar ao estado saudável. Diante disso, a dimensão humana bem aprofundada, compreendida e acolhida com serenidade contribui para que o padre da Diocese de Santo André seja e continue sendo um homem feliz, realizado, satisfeito com o ministério”, salienta.

“Que ele leve no dizer do Papa Francisco, a alegria do anúncio do Evangelho. Essa mensagem de salvação que é a luz que acende a esperança, motiva a fé e fundamenta a caminhada”, complementa.

*

Avaliação

Pároco da Igreja Jesus Bom Pastor, em Mauá, padre João José de Souza, o Pe. Joãozinho, elogiou o conteúdo das palestras e considera um aprendizado relevante para os sacerdotes em seu dia a dia.

“O que fica para mim desta atualização e formação do Clero é viver o sacerdócio com celibato, com renúncia e com sacrifício. É importante também cuidarmos de nossa saúde mental para melhor servirmos o povo de Deus, com fidelidade e santidade”, analisa.

*

Documentos de apoio

Para tratar dos assuntos, Pe. Anselmo se baseou em dois documentos, que tratam do sacramento da ordem no grau do sacerdócio para o padre, e outro que destaca a Exortação Apostólica pós-sinodal Pastores Dabo Vobis, do Papa São João Paulo II, de 25 de março de 1992, servindo como base para o trabalho das dimensões humana, intelectual, cultural e missionária.

As reflexões também foram auxiliadas pela Carta Apostólica do Papa Francisco “Como uma Mãe Amorosa”, que fala da missão de proteger e cuidar, bem como dá toda orientação para proteção do padre, que este seja um sinal de Cristo e da Igreja na sociedade.

 

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO