Semana Diocesana de Inclusão acontece entre os dias 20 e 24 de maio

Setor Inclusão da Diocese de Santo André promove ação pioneira, com palestras e atividades gratuitas abertas para toda a sociedade

Inspirado na meditação do Papa Francisco, o Setor Inclusão da Diocese de Santo André promove a 1ª Semana Diocesana de Inclusão com o lema “Portadores de uma inestimável riqueza humana”, que acontece da próxima segunda-feira (20/05) até sexta-feira (24/05), no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira na Cúria Diocesana,no centro de Santo André. As palestras e atividades ocorrem todos os dias, sempre às 19h30. A entrada é gratuita e aberta para todos.

Participar da Semana de Inclusão é um ato de amor e respeito, pois significa que queremos sair de um discurso vazio e superficial para, então, concretamente fazer algo em favor dos nossos irmãos e irmãs que sofrem a exclusão, desde não ter acesso a um banheiro na igreja até de não poder receber o anúncio da palavra, no caso dos surdos.

A importância de participar da Semana de Inclusão é de notável necessidade, visto que precisamos seguir Jesus. E quem segue Jesus acolhe, inclui, promove, tira da margem, enfim, ama de verdade.

Confira a programação:

20/05 (segunda) – Apresentação Setor Inclusão e sobre o princípio incluir

21/05 (terça) – Surdez, Deficiência Auditiva e Línguas de Sinais

22/05 (quarta) – Deficiências Intelectuais e TEA (Transtorno do Espectro Autista)

23/05 (quinta) – Deficiências Visuais e Surdo-cegueira

24/05 (sexta) – Deficiência Motora e Acessibilidade

Iniciativa pioneira

Assessor diocesano do Setor Inclusão, padre Cláudio Pereira Santos ressalta o pioneirismo da iniciativa e a necessidade de reforçar a prática dos temas, por meio de ações no dia a dia.

“Essa é a 1ª Semana Diocesana de Inclusão em nossa Diocese e somos pioneiros neste intento. Vale lembrar que não pretendemos esgotar toda a riqueza da reflexão acerca da inclusão, mas nosso maior desejo é gerar em cada agente de pastoral e pessoas de boa vontade uma nova consciência acerca da pessoa com deficiência e suas necessidades mais básicas”, destaca.

O sacerdote revela a inspiração para o lema. “Nossa maior pergunta é: como podemos incluir? Acredito que um caminho capaz de lançar luzes neste questionamento é apontado pelo próprio Papa Francisco, quando diz que “a pessoa com deficiência é portadora de uma inestimável riqueza humana.” E este será o lema da nossa Semana de Inclusão”, reflete.

Pe. Cláudio continua. “Confesso que não sei se o Papa Francisco utilizou o termo “portador” propositalmente, mas neste “jogo de palavras” nosso santo padre foi muito feliz. Outrora se dizia que a pessoa com deficiência era portadora de uma deficiência, mas o Papa agora diz que não. Na verdade, tais pessoas são portadoras de uma inestimável riqueza humana”, complementa.

1ª Semana Diocesana da Inclusão

Dias: 20 a 24 de maio (segunda a sexta)

Local: Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira – Edifício Santo André Apóstolo

Endereço: Praça do Carmo, 36 – Centro, em Santo André